Secretaria de Educação realiza a segunda avaliação dos estudantes que participam do Reforço Escolar

Além das habilidades cognitivas, busca-se verificar ainda as competências socioemocionais por meio de um questionário de percepção

29/11/2023

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está realizando nesta semana a segunda avaliação de estudantes que participam do Reforço Escolar na rede estadual de ensino, conforme consta no calendário pedagógico, para o 4º bimestre letivo.

A avaliação nas turmas do Reforço Escolar tem a função de identificar as habilidades consolidadas nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Além destas habilidades cognitivas, busca-se verificar ainda as competências socioemocionais dos estudantes por meio de um questionário de percepção. Nesta segunda edição da avaliação, os professores do Reforço Escolar e a equipe gestora poderão registrar a sua percepção sobre esta proposta de intervenção pedagógica.

Aplicação

A avaliação está organizada por ano de escolaridade, dividida em 03 (três) cadernos, sendo eles:

• Língua Portuguesa – contendo 12 questões objetivas;
  • Matemática – contendo 12 questões objetivas;
  • Avaliação de percepção do estudante – contendo 03 questões objetivas.

Os cadernos deverão ser impressos e aplicados para todos os estudantes enturmados no Reforço Escolar. A pasta contendo as avaliações no formato PDF está disponível no link a seguir, o qual está configurado para acesso com o e-mail institucional(domínio@educacao.mg.gov.br):

Correção e resultados

Após aplicar e corrigir as avaliações, as escolas devem preencher os resultados na planilha dedicada à sua escola. Para o correto preenchimento é indispensável observar algumas regras, estipuladas pela Secretaria. Primeiramente as planilhas contidas no link individual de cada escola devem ser, exclusivamente, preenchidas com o e-mail institucional (escola.codigo@educacao.mg.gov.br).

Em seguida, o preenchimento deve ser realizado no arquivo digital original, não é permitido baixar em excel e nem fazer cópia. Só é possível selecionar como resposta as opções disponíveis nas caixas de seleção, sendo vedada qualquer digitação na planilha. Para os estudantes listados na planilha, deve ser selecionada, para cada uma das 12 questões de Língua Portuguesa e Matemática, a opção “Acertou”, “Errou” ou “Não Fez”. Para cada uma das três (03) questões de percepção, deve ser selecionada a opção “Sim”, “Parcialmente” ou “Não”.

O link a seguir contém o arquivo com o endereço para acesso à planilha de cada escola:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1I1Om7GkuyiomjChlVNdtVO6RT59742n0jqTw-rmOmHY/edit? usp=sharing

Após realizada a avaliação, a equipe gestora e pedagógica poderá registrar suas percepções por meio de um link específico disponibilizado pela Secretaria. O formulário tem como objetivo conhecer o desenvolvimento da estratégia de Reforço Escolar ao longo do ano de 2023, para que assim, instituição escolar, Superintendência Regional de Ensino e Secretaria de Estado de Educação, em conjunto, possam aferir como está ocorrendo a implementação das turmas de Reforço Escolar.