MAPA – MG

Icone da Página - MAPA – MG

Para auxiliar os professores da rede estadual de ensino no desenvolvimento de suas aulas e, consequentemente, na qualidade do ensino ofertado aos estudantes, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) lançou o Material de Apoio Pedagógico de Aprendizagem – MAPA-MG. A iniciativa consiste em um conjunto de materiais pedagógicos para apoiar o professor no fortalecimento do processo ensino-aprendizagem dos estudantes das escolas estaduais mineiras.

O Material de Apoio Pedagógico de Aprendizagem (MAPA) foi elaborado pela Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, da SEE/MG e é um percurso composto pelo Currículo Referência de Minas Gerais, o Plano de Curso, Cadernos Mapa, o jornal Lupa, o Se Liga na Educação e o Plano de Aula do Professor.

O CURRICULO REFERÊNCIA DE MINAS GERAIS (CRMG) considera as habilidades e especificidades de cada etapa da Educação Básica. Ele foi elaborado respeitando o Conteúdo Básico Comum existente na rede e todas as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (CBC).

O PLANO DE CURSO consiste em um documento orientador, contendo as competências e habilidades estabelecidas no CRMG a serem desenvolvidas na rede estadual de ensino. Ele é estruturado por ano de escolaridade, área de conhecimento e componente curricular, em conformidade com as Matrizes Curriculares vigentes.

Os Cadernos MAPA são livros pedagógicos com sugestões de sequências didáticas das habilidades do CRMG. Eles foram elaborados a partir das habilidades previstas para cada bimestre, conforme o Plano de Curso, e disponibilizado bimestralmente para todos os anos de escolaridade da Educação Básica.

Os Jornais Lupa trazem textos que dialogam com eventos da atualidade. São acompanhados de Cadernos de Atividades para apoio e reforço às habilidades previstas no Plano de Curso, com base no CRMG. Os Jornais LUPA são complementos aos Cadernos MAPA, enfatizando o trabalho com as linguagens em diferentes gêneros e tipologias textuais. Os jornais serão disponibilizados para os educadores a cada 15 dias.

As aulas do programa SE LIGA NA EDUCAÇÃO também fazem parte do MAPA. Em 2022, o programa passou a ter foco no desenvolvimento de habilidades do CRMG, a partir dos Cadernos Pedagógicos MAPA e dos Jornais LUPA. A programação é realizada diariamente, na Rede Minas, TV Brasil ou nos canais do YouTube da Rede Minas e do Estúdio Educação MG, com aulas de cada área de conhecimento, contemplando todos os componentes curriculares.

O Plano de Aula do Professor é um roteiro elaborado pelo profissional para cada aula. É nele que serão incorporados e reverberados os resultados das formações e o uso dos materiais pedagógicos disponibilizados pela SEE/MG.

Documentos Relacionados
Mapa MG pdf
18 de janeiro de 2023 - 2 MB