Estão abertas as inscrições para convocação e contratação temporárias da rede estadual  

Candidatos podem se inscrever às funções disponíveis até 27 de outubro 

16/10/2023
-
4 min de leitura

As inscrições para o Cadastro de Reserva de candidatos às contratações e convocações temporárias dos quadros Administrativo e do Magistério da rede estadual  da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) estão abertas, a partir desta segunda-feira (16), por meio do Sistema de Administração e Gestão de Pessoal Temporário (SIAGEPE). Os interessados podem realizar as inscrições até às 17h do dia 27 de outubro de 2023.

Para as convocações temporárias ao Quadro do Magistério estão disponíveis as funções de Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANE/IE), Especialista em Educação Básica (EEB) e Professor de Educação Básica (PEB). Já para as contratações temporárias para o Quadro Administrativo, estão destinadas as funções de Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB), Assistente Técnico de Educação Básica (ATB) e de Analista de Educação Básica (AEB).

Para conferir os critérios que definem os procedimentos para inscrição e classificação das vagas nas duas modalidades, os candidatos devem consultar as Resoluções SEE Nº4919/2023 e Nº4920/2023 .

Novidades

Neste ano, a criação do Sistema de Administração e Gestão de Pessoal Temporário (SIAGEPE) marca uma novidade no processo: todas as informações sobre as inscrições e  as etapas de classificação são concentradas e podem ser acompanhadas neste único sistema.

Outra mudança deste ano é que as inscrições serão realizadas por Superintendência Regional de Ensino (SRE), podendo o candidato inscrever-se em até três SRE’s permitindo-o concorrer em qualquer um dos municípios da circunscrição respectiva.

“Isso facilita muito para que eles tenham maior chance de candidatar-se nos diversos municípios de cada SRE, abrindo maiores possibilidades para que tenham vagas para trabalhar em 2024”, destaca Gláucia Ribeiro, subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da SEE/MG.

Além disso, os candidatos poderão realizar 50 escolhas de vagas diferentes no processo online. “Isso vai facilitar a escolha de locais de fácil acesso para ele. Dentro do município ou nas três inscrições de SRE’s de diversos municípios, ele terá disponível 50 escolhas no total, o que amplia a possibilidade de escolhas do candidato”, concluiu Gláucia.

Cronograma

A divulgação preliminar do Cadastro de Reserva dos candidatos está prevista para o dia 21 de novembro, a partir das 10h. A partir desta data, até às 17h do dia 24 de novembro, será possível, também, realizar correção ou alteração dos dados informados na primeira etapa, caso necessário. A divulgação da classificação definitiva está prevista para o dia 15 de dezembro, a partir das 17h.

Convocação temporária ao Quadro do Magistério

O candidato à convocação temporária poderá inscrever-se para as seguintes funções do magistério: Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANE/IE), Especialista em Educação Básica (EEB) e Professor de Educação Básica (PEB) nas modalidades de Ensino Regular, Educação Especial, Educação Integral, Educação Profissional e Conservatórios Estaduais de Música.

Antes de iniciar a inscrição, o candidato deverá certificar-se da existência, na circunscrição da SRE, da função/componente curricular/área de conhecimento, modalidade de ensino e curso, para a qual pretende se inscrever.

O candidato poderá realizar até três inscrições distintas por SRE e de livre escolha para o Quadro de Magistério nas modalidades do Ensino Regular, Educação Especial, Educação Integral, Educação Profissional e Conservatório de Música. No ato da convocação temporária, deverão ser observadas as normas vigentes para o acúmulo de cargos.

Contratação temporária para quadro administrativo

O candidato à contratação temporária poderá se inscrever no Cadastro de Reserva para as seguintes funções do Quadro Administrativo das Unidades da Rede Estadual de Ensino: Analista de Educação Básica (AEB) (Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional); Assistente Técnico de Educação Básica (ATB) e Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB).

Antes de iniciar a inscrição, o candidato deverá certificar-se da existência, na circunscrição da SRE, da função na qual pretende se inscrever. O interessado poderá realizar até três inscrições por SRE no Cadastro de Reserva, de livre escolha, observando, no ato da contratação temporária, as normas vigentes para o acúmulo de cargos, conforme previsto em legislação própria.