Começam hoje as inscrições para o concurso público da Secretaria de Educação de Minas Gerais

São mais de 19 mil vagas para atuação em unidades escolares da rede estadual, Superintendências Regionais de Ensino, Núcleos de Acolhimento Educacional, Centros de Referência em Educação Especial Inclusiva e na unidade central

31/07/2023
-
4 min de leitura

Começa nesta segunda-feira (31/7), a partir das 16 horas, o período de inscrição para o concurso público da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), referente ao Edital SEPLAG/SEE nº 3/2023. São 19.878 vagas em todo o estado, para atuação em unidades escolares, Superintendências Regionais de Ensino (SREs), Núcleos de Acolhimento Educacional (NAEs), Centros de Referência em Educação Especial Inclusiva (CREI) e na Unidade Central. 

O concurso, realizado em conjunto com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), tem como finalidade o preenchimento de cargos das carreiras de Professor de Educação Básica (PEB), Especialista em Educação Básica (EEB), Analista Educacional (ANE), Analista de Educação Básica (AEB), Técnico da Educação (TDE) e Assistente Técnico de Educação Básica (ATB), do quadro de pessoal da SEE/MG. 

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas a partir das 16h de hoje (31/7), até as 16h do dia 29 de agosto, por meio do site https://conhecimento.fgv.br./concursos/seemg23. Após o preenchimento do requerimento de inscrição — em que serão indicadas as opções de cargo e atuação desejadas —, o candidato deve gerar e imprimir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) que estará disponível para impressão no ato da inscrição. 

O DAE deve ser pago até o dia 30 de agosto. Os valores das taxas de inscrição são de R$ 43,00 para cargos que exigem curso superior, e de R$ 38,00 para cargos que exigem apenas o nível médio técnico. 

Os candidatos poderão realizar mais de uma inscrição no Concurso Público, desde que não haja coincidência nos dias/turnos de aplicação das provas — e sejam observadas as normas constitucionais de acumulação de cargos no momento do exercício. Para cada cargo, deverá ser feita uma inscrição, assim como o pagamento das respectivas taxas. 

Para que os candidatos se mantenham atualizados quanto às informações sobre o concurso, é necessário o acompanhamento no site da SEE/MG e também na página da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que é a responsável pela realização do certame. O resultado final será homologado pela Seplag/MG e pela SEE/MG, mediante publicação no Diário Oficial, e divulgado no site da FGV

Para quem não tiver acesso a um computador, a SEE disponibilizará em cada sede das 47 SREs, um equipamento com acesso à internet para a realização das inscrições. O acesso acontecerá em dias úteis, no período do dia 1º de agosto de 2023 até o dia 29 de agosto de 2023, das 9h às 12h. 

Isenção da taxa de inscrição

Somente haverá isenção da taxa de inscrição para os candidatos doadores regulares de sangue, para os candidatos comprovadamente desempregados amparados pela Lei Estadual nº 24.261/2022 ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que é regulamentado pelo Decreto nº 11.016/2022, mediante solicitação e comprovação, conforme descrito no Edital.

Para solicitar a isenção, o candidato deve acessar, das 16h do dia 31 de julho de 2023 até as 16h do dia 2 de agosto de 2023, o site https://conhecimento.fgv.br./concursos/seemg23 e fazer o upload (imagem original) dos documentos comprobatórios para a obtenção da isenção. 

Provas

As provas serão aplicadas em Belo Horizonte e nas cidades-sede das Superintendências Regionais de Ensino (SREs). O conteúdo programático abrange conhecimentos básicos em Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Legislação Educacional e Direitos Humanos, além de redação e conhecimentos específicos, referentes a cada área de atuação. 

Todos os candidatos nomeados em decorrência de aprovação no concurso deverão se submeter a Exame Admissional, sob a responsabilidade da Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional da Seplag, em unidade central ou em unidades regionais.

CARGONÚMERO DE VAGAS
Professor de Educação Básica (PEB)13.121
Assistente Técnico de Educação Básica (ATB)3.393
Especialista em Educação Básica (EEB)1.656
Analista de Educação Básica (AEB)552
Analista Educacional, na função de Inspetor Escolar (ANE-IE)438
Analista Educacional (ANE)407
Técnico da Educação (TDE)311