
JEMG 2022: Belo Horizonte sedia etapa estadual das modalidades paralímpicas dos Jogos Escolares de Minas Gerais
Neste ano, mais de 700 municípios se inscreveram para participar dos jogos. As competições das modalidades paralímpicas vão até esta quinta-feira, 9 de junho, em BH.

A cidade de Belo Horizonte está sediando a etapa estadual das modalidades paralímpicas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Neste ano, 774 municípios se inscreveram para participar da competição, que voltou a ser realizada de forma presencial, após o período mais crítico da pandemia da Covid-19, quando os jogos foram realizados apenas na versão digital.
Participam das competições estudantes-atletas de 11 a 17 anos das escolas públicas e particulares do estado. Desde o dia 6 de junho, a capital mineira está recebendo estudantes para as modalidades paralímpicas de atletismo, bocha, futebol de 7, natação, parabadminton e tênis de mesa. As competições seguem até esta quinta-feira, dia 9 de junho.
O Jemg é a seletiva para a etapa regional e nacional das Paralimpíadas Escolares. As competições para a etapa regional estão marcadas para os dias 8 a 13 de agosto, em Brasília, nas modalidades de atletismo, bocha, natação e goalball. Já as grandes finais ocorrem em São Paulo, de 21 a 26 de novembro, na etapa nacional, com os campeões da regional, mais os estudantes-atletas das modalidades de futebol de 5, futebol de 7, judô, parabadminton, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese/MG) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEE/MG).