Principais Ações, Programas e Projetos
Conheça as principais Ações, Programas e Projetos da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
O Trilhas de Futuro é um projeto do Governo do Estado de Minas Gerais para a oferta gratuita de cursos técnicos aos estudantes e egressos do ensino médio.
Trilhas de Futuro – Educadores é um projeto do Governo do Estado de Minas Gerais que visa ofertar, gratuitamente, cursos de Graduação, Pós Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu para servidores* da Educação do Estado de Minas Gerais.
O Plano de Enfrentamento ao Assédio Sexual nas Instituições Estaduais de Ensino de Minas Gerais tem o objetivo de promover uma ação efetiva de combate ao ilícito nas escolas estaduais, de forma a prevenir e responsabilizar os autores de assédio, o mesmo foi construído em conjunto com a Controladoria Geral do Estado.
Junto com o Plano de Enfrentamento foi criada uma cartilha que traz esclarecimentos sobre as possíveis condutas que podem ser caracterizadas como assédio sexual e as sanções resultantes da prática.
Acesse o documento do Plano de Enfrentamento ao Assédio e a cartilha:












O Projeto Mãos Dadas visa a criação do regime de colaboração entre o estado e os municípios de Minas gerais, na organização do Sistema Público de Ensino, indo ao encontro do que prevê o artigo 211 da Constituição Federal.
Segundo a Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional, os municípios deverão oferecer educação infantil em creches e pré escolas e com prioridade o Ensino Fundamental. O Projeto Mãos Dadas oferece apoio pedagógico técnico e financeiro para que os municípios ampliem o atendimento aos anos iniciais do Ensino Fundamental
Uma das grandes oportunidades apresentadas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) como parte do Projeto Mãos Dadas é a oferta de cursos de formação em universidades estaduais para os educadores dos municípios que aderirem à iniciativa. Dessa forma, esses profissionais terão ampliadas as suas possibilidades de atuação dentro da rede estadual de ensino ou rede municipal, caso optem pela adjunção.
O Projeto Somar é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) que pretende, através de uma gestão compartilhada com uma Organização da Sociedade Civil, melhorar métricas de desempenho e evasão escolar, com novas concepções pedagógicas e administrativas. Com uma proposta pedagógica diferenciada e foco na identidade cultural, o Projeto Somar busca estabelecer um processo educacional com a participação de toda a comunidade escolar, inclusive com as famílias, levando em consideração a realidade de cada local.


O Ensino Fundamental em Tempo Integral propõe a formação integral dos estudantes por meio de uma proposta pedagógica em que os componentes curriculares e as atividades integradoras se articulam de forma a garantir os direitos à aprendizagem e o pleno desenvolvimento do estudante, em todas as suas dimensões. A formação integral para o público do EFTI pressupõe a valorização de sua identidade e de seu papel na sociedade, preparando-o para exercer sua autonomia como cidadão participativo e para o fortalecimento de suas competências cognitivas e emocionais necessárias para garantir uma trajetória de sucesso no Ensino Médio.
O Ensino Médio em Tempo Integral propõe uma educação integral do aluno, onde aspectos cognitivos e socioemocionais são movimentados para o fortalecimento da excelência acadêmica, formação para a vida e o desenvolvimento de habilidades necessárias ao século XXI. Tem como premissa a formação de jovens autônomos, solidários e competentes, protagonistas de seus projetos de vida referenciados por uma visão crítico reflexiva de mundo, de sociedade, de educação, de cultura e de tecnologia, além de possibilitar a formação técnica profissional aos estudantes que optarem pelo EMTI Profissional. A jornada diária ampliada objetiva a efetivação de uma proposta pedagógica comprometida com a formação interdimensional de nossos estudantes.