Principais Ações, Programas e Projetos

Icone da Página - Principais Ações, Programas e Projetos

Conheça as principais Ações, Programas e Projetos da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

O Trilhas de Futuro é um projeto do Governo do Estado de Minas Gerais para a oferta gratuita de cursos técnicos aos estudantes e egressos do ensino médio.

Trilhas de Futuro – Educadores é um projeto do Governo do Estado de Minas Gerais que visa ofertar, gratuitamente, cursos de Graduação, Pós Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu para servidores* da Educação do Estado de Minas Gerais.

O Projeto Mãos Dadas visa a criação do regime de colaboração entre o estado e os municípios de Minas gerais, na organização do Sistema Público de Ensino, indo ao encontro do que prevê o artigo 211 da Constituição Federal.

Segundo a Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional, os municípios deverão oferecer educação infantil em creches e pré escolas e com prioridade o Ensino Fundamental. O Projeto Mãos Dadas oferece apoio pedagógico técnico e financeiro para que os municípios ampliem o atendimento aos anos iniciais do Ensino Fundamental

Uma das grandes oportunidades apresentadas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) como parte do Projeto Mãos Dadas é a oferta de cursos de formação em universidades estaduais para os educadores dos municípios que aderirem à iniciativa. Dessa forma, esses profissionais terão ampliadas as suas possibilidades de atuação dentro da rede estadual de ensino ou rede municipal, caso optem pela adjunção.

Resolução SEE Nº 4.600_2021 pdf
02 de fevereiro de 2023 – 700 KB
RESOLUÇÃO SEE Nº 4.584_2021 pdf
02 de fevereiro de 2023 – 530 KB

O Projeto Somar é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) que pretende, através de uma gestão compartilhada com uma Organização da Sociedade Civil, melhorar métricas de desempenho e evasão escolar, com novas concepções pedagógicas e administrativas. Com uma proposta pedagógica diferenciada e foco na identidade cultural, o Projeto Somar busca estabelecer um processo educacional com a participação de toda a comunidade escolar, inclusive com as famílias, levando em consideração a realidade de cada local.

TC – 1261001005-2021 – CETEB – EE Maria Andrade Resende pdf
29 de novembro de 2023 – 365 KB
TC – 1261001011-2021 – CETEB – EE Coronel Adelino Castelo Branco pdf
29 de novembro de 2023 – 363 KB
TC – 1261001004-2021 – CETEB – EE Francisco Menezes Filho pdf
29 de novembro de 2023 – 363 KB
Relatório Técnico nº 4SEEDIEM – SOMAR2023 pdf
27 de novembro de 2023 – 79 KB
Relatório Técnico nº 5SEEDIEM – SOMAR2023 pdf
27 de novembro de 2023 – 79 KB
SEI_60562490_Relatorio_Tecnico_3 pdf
29 de novembro de 2023 – 1 MB
SEI_76103019_Relatorio_Tecnico_19 pdf
29 de novembro de 2023 – 348 KB
SEI_76097181_Relatorio_Tecnico_18 pdf
29 de novembro de 2023 – 357 KB
SEI_60553780_Relatorio_Tecnico_2 pdf
29 de novembro de 2023 – 1 MB
SEI_50249517_Relatorio_Tecnico_4 pdf
29 de novembro de 2023 – 83 KB
SEI_50138113_Relatorio_Tecnico_3 pdf
29 de novembro de 2023 – 84 KB
SEI_50250443_Relatorio_Tecnico_5 pdf
29 de novembro de 2023 – 82 KB
SEI_60550535_Relatorio_Tecnico_1 pdf
29 de novembro de 2023 – 1 MB
SEI_76107391_Relatorio_Tecnico_20 pdf
29 de novembro de 2023 – 348 KB
SEI_50716204_Relatorio_Tecnico_6 pdf
26 de dezembro de 2023 – 3 MB
SEI_62154907_Relatorio_Tecnico_10 pdf
26 de dezembro de 2023 – 4 MB
SEI_50726645_Relatorio_Tecnico_7 pdf
26 de dezembro de 2023 – 3 MB
SEI_62153758_Relatorio_Tecnico_8 pdf
26 de dezembro de 2023 – 4 MB
SEI_50728382_Relatorio_Tecnico_8 pdf
26 de dezembro de 2023 – 3 MB
SEI_62154412_Relatorio_Tecnico_9 pdf
26 de dezembro de 2023 – 4 MB

O Ensino Fundamental em Tempo Integral propõe a formação integral dos estudantes por meio de uma proposta pedagógica em que os componentes curriculares e as atividades integradoras se articulam de forma a garantir os direitos à aprendizagem e o pleno desenvolvimento do estudante, em todas as suas dimensões. A formação integral para o público do EFTI pressupõe a valorização de sua identidade e de seu papel na sociedade, preparando-o para exercer sua autonomia como cidadão participativo e para o fortalecimento de suas competências cognitivas e emocionais necessárias para garantir uma trajetória de sucesso no Ensino Médio.

O Ensino Médio em Tempo Integral propõe uma educação integral do aluno, onde aspectos cognitivos e socioemocionais são movimentados para o fortalecimento da excelência acadêmica, formação para a vida e o desenvolvimento de habilidades necessárias ao século XXI. Tem como premissa a formação de jovens autônomos, solidários e competentes, protagonistas de seus projetos de vida referenciados por uma visão crítico reflexiva de mundo, de sociedade, de educação, de cultura e de tecnologia, além de possibilitar a formação técnica profissional aos estudantes que optarem pelo EMTI Profissional. A jornada diária ampliada objetiva a efetivação de uma proposta pedagógica comprometida com a formação interdimensional de nossos estudantes.

Orientações Gerais EMTI 2023 pdf
14 de fevereiro de 2023 – 103 KB