Educação Profissional

Icone da Página - Educação Profissional

A Educação Profissional presente nas escolas estaduais de Minas Gerais tem por finalidade proporcionar ao estudante conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania, com base nos fundamentos científico-tecnológicos, sócio-históricos e culturais.
A oferta de Educação Profissional na rede estadual, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O desenvolvimento dos cursos técnicos de Educação Profissional, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, e as normas complementares e operacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais está organizada conforme Documento Orientador Técnico de Nível Médio, vigente.

O Programa de Ensino Médio em Tempo Integral Profissional tem o compromisso de promover a formação integral e a inclusão social dos adolescentes e jovens, propiciando-lhes oportunidades de desenvolvimento humano, o exercício efetivo da cidadania e a preparação técnica de nível médio para o mundo do trabalho.

Os cursos formação inicial e continuada (FIC) visam suprir demandas imediatas de qualificação profissional orientada para o mercado de trabalho. Serão cursos com carga horária de 160 a 250 horas que exigem escolaridade mínima do ensino fundamental ou médio incompleto, conforme o curso. Serão cerca de 12.720 vagas de cursos de FIC distribuídas em 318 municípios.

A RESOLUÇÃO SEE Nº 4.920, DE 06 DE OUTUBRO DE 2023, que dispõe sobre critérios e define procedimentos para inscrição e classificação no Cadastro de Reserva e para convocação temporária de candidatos
ao exercício de funções do Quadro do Magistério na Rede Estadual de Ensino do Estado de Minas Gerais.

Especialmente para os cursos técnicos com recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o programa disponibilizará documentos próprios, sobre a oferta.

Os candidatos interessados devem ficar atentos ao cronograma de cadastro escolar, disponibilizado no site Cadastro Escolar. No momento da inscrição,  escolher a escola com oferta de curso profissional mais próxima e fazer a inscrição para a vaga desejada. Após conferir o resultado, se dirigir à unidade escolar para realizar a matrícula diretamente na escola onde foi selecionado.

Contato
Coordenação de Educação Profissional / Coordenadoria Geral do Ensino Médio em Tempo Integral
E-mail: educacaoprofissional@educacao.mg.gov.br
Telefone: 3915.3196 / 3915.3498