Turmas do ensino médio do Instituto de Educação (IEMG) já estão tendo aulas no novo endereço

Em prazo recorde, Secretaria de Estado de Educação alugou edifício próximo ao IEMG, cujo prédio tombado e que teve uma sala incendiada ficará fechado para obras de restauro

27/03/2023
-
3 min de leitura

A agitação pela mudança de espaço e a curiosidade foi a tônica entre os estudantes que, na manhã desta segunda-feira (27/3), chegaram à nova sede onde funcionará o Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG). Cerca de 600 alunos do Ensino Médio foram realocados em um prédio de nove andares na rua Guajajaras, 175, no Centro, para que o tombado prédio histórico da rua Pernambuco possa permanecer fechado para obras de restauração, conforme já anunciado pelo Governo de Minas.

O novo endereço do IEMG conta com elevadores e possui acessibilidade em todos os nove andares. Ao todo, 26 turmas – sendo 17 no turno da manhã e 9 à tarde – funcionarão no local que possui infraestrutura adequada às normas de segurança, sistema anti-incêndio e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) para prevenção a incêndio.

Dois andares foram destinados à cantina, refeitório, área de convivência e a parte administrativa com as salas de coordenação, diretoria, sala de reunião e de professores. Em cada andar há um banheiro para Pessoa Com Deficiência (PCD). Anteriormente, o prédio abrigou uma instituição de ensino superior.
Somente os alunos do Ensino Fundamental continuarão tendo as atividades no anexo do prédio histórico do IEMG. Este anexo já passou por intervenções recentemente com investimento de R$1 milhão.

O Subsecretário de Administração da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) ressaltou a celeridade na tomada de decisão e transferência de toda a organização escolar, o que evitou que os estudantes permanecessem mais tempo com as aulas suspensas.

“Passamos dois dias após o incêndio tentando encontrar uma estrutura adequada para alocar os alunos. Toda a mudança física da escola ocorreu no sábado e domingo em um trabalho de mutirão. Nós solicitamos a ajuda das escolas do entorno do IEMG e tivemos aproximadamente 20 servidores e carregadores para deixar tudo pronto para esta segunda-feira”, contou o subsecretário que pontuou, ainda, sobre a ação conjunta com diversas outras escolas da região.

“O que ficou de aprendizado é exatamente isso, que na hora que a situação aperta, a comunidade escolar está disposta a fazer um trabalho em conjunto em prol do fortalecimento da educação.”

Restauração

Os projetos para reforma e restauração do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), tombado pelo Patrimônio Histórico, estão em fase de orçamento pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e devem ter investimentos de cerca de R$30 milhões.

O edital de licitação da obra será publicado nos próximos meses, assim como a implantação do projeto do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), o qual inclui a instalação de um sistema de alarme para incêndio. A previsão de conclusão do restauro é de 36 a 60 meses.

Fotos: SEE/MG