Programa Regar finaliza primeira etapa de capacitação de profissionais das escolas estaduais e SRES de Minas

As escolas interessadas ainda podem se inscrever até o dia 15 de setembro para levar a boa prática ambiental à sua unidade

30/05/2022
-
3 min de leitura

Profissionais de educação de quatro Superintendência Regional de Ensino (SRE) do Estado – Nova Era, Ouro Preto, Pará de Minas e Sete Lagoas – concluíram a primeira etapa de capacitação do Programa Regar – Regular e Educar. A iniciativa, lançada no dia 26 de abril deste ano, é realizada pela Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (ARSAE), com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG).

Em três encontros on-line, o programa capacitou educadores sobre o uso consciente dos recursos ambientais, para que eles disseminem boas práticas e possam criar um ambiente favorável para mudanças comportamentais em crianças, jovens e adultos da rede estadual de ensino. Essa é a primeira capacitação do projeto piloto do Programa Regar.

A analista educacional da SRE Ouro Preto, Haline Santos, participou do treinamento e destaca a importância de trabalhar um tema tão necessário e urgente na sociedade para despertar mudança de comportamento e conscientização. “Toda ação voltada à educação ambiental é urgente e é por meio destas iniciativas que conseguimos sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da preservação ao meio ambiente, fundamental para o equilíbrio do planeta e da melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou Haline Santos.

Adesão ao Regar

As escolas estaduais dessas quatro Superintendências Regionais de Ensino participantes que ainda não aderiram ao projeto podem se inscrever até o dia 15 de setembro deste ano. Basta preencher o formulário que está disponível no ENDEREÇO para levar o projeto ambiental a sua unidade.

Os grupos de formação

A primeira capacitação foi dividida em dois grupos de profissionais das escolas participantes, o primeiro, composto por Auxiliares Técnicos da Educação Básica (ATB) e Auxiliares de Serviços Básicos (ASB). Já no segundo grupo, participaram gestores, especialistas, professores, técnicos e analistas das SRES. As aulas estão disponíveis no canal do youtube da ARSAE e da SEE/MG – Estúdio Educação.

Municípios contemplados

O Programa Regar – Regular e Educar atende, nesta primeira etapa (2022), 57 municípios e 221 escolas da rede estadual de ensino, localizadas nas bacias hidrográficas do Rio São Francisco e Rio Doce. Já no segundo ano, previsto para 2023, haverá expansão para mais seis regionais: Conselheiro Lafaiete, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Guanhães e Ponte Nova, que levará conhecimentos ambientais para mais de 105 mil alunos.