Professores do EMTI podem cursar especialização em Ensino de Matemática ofertada em parceria entre Secretaria de Educação e Una Contagem  

Inscrições para o curso gratuito vão até 22 de abril; aulas têm início em maio 

15/04/2024
-
2 min de leitura

Estão abertas as inscrições para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Especialização no Ensino da Matemática ofertado para professores que lecionam matemática nas escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) de Belo Horizonte e Região Metropolitana. As inscrições vão até o dia 22 de abril e devem ser realizadas por meio do preenchimento deste formulário.

Ofertado por meio de parceria da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Centro Universitário Una – Contagem e a Universidade de Stanford, o curso tem duração de dois anos e é totalmente gratuito. 

Serão 40 vagas disponibilizadas para docentes que ministram a disciplina de matemática nas escolas das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) Metropolitanas A, B e C, localizadas em Belo Horizonte e Região Metropolitana. As aulas são presenciais no campus da Una em Contagem. 

Para concorrer às vagas, os candidatos devem ser diplomados em cursos de graduação ministrados por instituição de ensino superior reconhecida pelos órgãos competentes e que apresentem diploma ou certificado de conclusão de curso no ato da matrícula. Os critérios e demais informações sobre o processo de seleção devem ser consultados no edital do programa de pós-graduação.

Formação de Professores 

O currículo do curso de especialização é inspirado no Programa de Formação de Professores da Universidade de Stanford e conta com as seguintes disciplinas: Gestão e Organização da Sala de Aula, Ensino e Aprendizagem Centrados no Estudante, Trabalho em Grupos em Sala de Aulas Heterogêneas, Currículo, Ensino e Avaliação em Matemática I, II e III , Planejamento do Currículo e Avaliação para Equidade 

No Brasil,o modelo de curso, denominado Programa de Especialização Docente (PED), é oferecido por uma rede de universidades públicas e privadas. A SEE/MG aderiu ao programa em parceria com a Una Contagem, Instituto Sonho Grande e Instituto Canoa.