Governo de Minas oferece formação gratuita em Tecnologia da Informação e Comunicação

Voltado para professores do ensino médio, os cursos ofertados em parceria com a Huawei, têm duração média de até seis meses e moderna grade curricular

28/11/2023

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com a Huawei, empresa que atua com infraestrutura para tecnologia da informação, comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, firmaram um acordo de cooperação técnica de parceria para a formação de professores da rede pública estadual. O acordo visa oferecer acesso a ferramentas gratuitas de apoio pedagógico aos profissionais de educação, e também cursos de alta qualidade que acompanham as novas demandas tecnológicas.

Os cursos serão ofertados na modalidade EAD e de forma gratuita na plataforma própria da Huawei, que é totalmente integrada a da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG. Os profissionais da educação devem criar uma conta Huawei (Uniportal ID) e realizar um pré-cadastro, neste link

Com a previsão inicial de capacitar mais de 70 mil professores da rede estadual, a iniciativa engloba todos os profissionais da educação que atuam no ensino médio, visando contribuir cada vez mais para a prática pedagógica, com a capacitação dos profissionais, e com isso, proporcionar um ambiente de aprendizado atualizado e eficiente.

Cursos

Com uma duração que pode variar entre três e seis meses, os estudantes podem conferir diretamente na página da plataforma os detalhes de cada curso, assim como a grade curricular. Assim que realiza o processo de inscrição, o aluno já pode iniciar o curso. A lista de cursos que compreendem a parceria inicial está elencada abaixo:

• Redes de computadores;
  • Análise e gerenciamento de dados;
  • Busca e IA;
  • HCIA Datacom;
  • HCIA Storage;
  • HCIA Segurança;
  • Redes e comunicações de dados;
  • HCIA IoT;
  • HCIA 5G;
  • HCIA Cloud Computing;
  • 5G Básico: Do que se trata?;
  • Representação da Informação e Organização de Dados.

Plataforma

A Huawei ICT Academy, lançada em 2013, tem como propósito estimular e impulsionar as carreiras na área de tecnologia. Com essa parceria, os cursistas e técnicos administrativos das instituições parceiras terão a oportunidade de receber treinamentos patrocinados pela empresa. Todos os cursos disponibilizados contam com materiais didáticos, como vídeo-aulas, slides e guias de laboratórios, além de exames. Ao finalizar todas as atividades, os estudantes poderão obter certificados de conclusão dos cursos, e para aqueles interessados em seguir a certificação oficial, a Huawei irá colaborar com o pagamento da prova de validação em nível global.