Está aberto período de inscrição para o Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual

As inscrições vão de segunda-feira (1º de agosto) até o dia 10/8. A prova está prevista para ocorrer em 4 de setembro de 2022.

01/08/2022
-
2 min de leitura

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) dá início ao período de inscrições para o Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual. O prazo vai de 10h desta segunda-feira (01/8) até às 20h do dia 10 de agosto. O candidato deve realizar a inscrição pelo site https://www.avalia.org.br/concurso.jsp?id=313.

A prova está prevista para ocorrer em 4 de setembro, no horário de 8h às 12h, no município sede da SRE a qual a escola de exercício do candidato pertence. O edital completo pode ser acessado em https://www.avalia.org.br/concurso.jsp?id=313

Esta certificação tem o objetivo de avaliar os conhecimentos pedagógicos e técnicos e as competências necessárias ao satisfatório desempenho do cargo de provimento em comissão de Diretor de Escola Estadual. A avaliação, por meio de prova objetiva, é pré-requisito para participação de candidatos em futuros processos de escolha ou substituições do titular previstas em resoluções específicas.

O processo de Certificação Ocupacional não se constitui como um concurso público para investidura em cargo ou função pública, assim como não se assegura ao candidato direito à ocupação ou nomeação, limitando-se a formar banco de potenciais candidatos ao cargo de provimento em comissão de Diretor de Escola Estadual.

As normas relativas ao processo de certificação estão dispostas no Edital SEE nº 05/2022, publicado no Diário Oficial de Minas Gerais de 30/6/2022 e retificado no dia 01/7/2022, que estabelece critérios para participação do candidato. A validade da certificação, conforme o edital, é de quatro anos a contar da data da publicação do resultado final no Diário Oficial.

Para participar do processo, o candidato deverá atender, cumulativamente, às seguintes exigências:
– ser Professor da Educação Básica (PEB) ou Especialista em Educação Básica (EEB), ativo, na rede estadual de ensino de Minas Gerais.
– possuir ao menos um dos seguintes cursos: licenciatura plena em Pedagogia; licenciatura plena; bacharelado/tecnólogo acrescido de Formação Pedagógica de Docentes.