Em visita a Bom Sucesso, equipe da SEE visita cooperativa local para parceria no fornecimento de leite à rede estadual

Secretário de Educação também esteve em escolas estaduais do município, que receberam recursos de R$ 3 milhões para reforma geral

18/09/2023

Cumprindo agenda na região do Campo das Vertentes, o secretário de Educação, Igor de Alvarenga, e equipe da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), estiveram no município de Bom Sucesso vistoriando algumas escolas da rede estadual e também se reuniram com dirigentes da cooperativa de laticínios local.

A agenda aconteceu na última sexta-feira (15/9) e incluiu visitas à Escola Estadual Antônio Carlos de Carvalho e à Escola Estadual Benjamin Guimarães. As duas escolas estão sendo contempladas com investimentos de cerca de R$ 3 milhões para reformas estruturais e revitalização de espaços como quadras, refeitórios, salas de aula e telhados.

“São obras que estão previstas para os próximos meses. Já temos uma planilha e o próximo passo será a licitação. Consta na planilha a troca do telhado de uma  rampa e de duas salas, projeto de combate ao incêndio e acessibilidade e pintura de toda a escola”, detalhou Patrícia Carvalho, diretora da E.E. Benjamin Guimarães, no centro da cidade.

A agenda ainda contou com a ida à Cooperativa Mista dos Produtores Rurais de Bom Sucesso (Cooperbom), que atende cerca de 2,4 mil cooperados de 15 filiais da região de Campos das Vertentes, incluindo cidades como Nazareno, Santo Antônio do Amparo, Ibituruna, Conceição da Barra de Minas, São João del-Rei, Lagoa Dourada, entre outras.

O objetivo da visita foi a entrega do memorando assinado em conjunto pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG) e a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), reforçando a recomendação do uso diário do leite e incentivando a compra direta de pequenos produtores rurais e de cooperativas locais e regionais pelas escolas da rede estadual.

O documento com as diretrizes, repassado às 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) da rede estadual de ensino, foi entregue pelo secretário da pasta aos representantes da cooperativa, que completa 38 anos de atividade na produção de leite, queijos, café e cereais.

“O incentivo da compra do leite na agricultura familiar por meio dos produtores locais é de extrema importância para a educação. Primeiro, por sabermos a procedência dos alimentos que serão utilizados na merenda dos nossos estudantes. Segundo, para gerar fomento à economia do mercado local, podemos estar comprando o leite de algum pai de aluno ou de um morador da cidade”, reforçou Igor de Alvarenga.

A ida a Bom Sucesso integra a agenda da SEE/MG na Superintendência Regional de Ensino (SRE) de São João del-Rei, que reuniu dezenas de gestores e inspetores escolares das 41 escolas estaduais da região. A visita marca a etapa final da meta da atual gestão, que já esteve presente em 44 das 47 SRE’s da rede estadual, de estabelecer um vínculo de proximidade com a realidade das escolas do estado por meio de encontros presenciais.