Em São João del-Rei, equipe da Secretaria de Educação inicia reta final de visitas às regionais de ensino de Minas Gerais

Equipe visitou escolas e se reuniu com diretores e inspetores da regional

15/09/2023

Entre dezenas de gestores e inspetores escolares, a equipe da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), liderada pelo secretário Igor de Alvarenga,  reuniu-se com membros da comunidade escolar que integram a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de São João del-Rei, nesta quinta-feira (14/9). De um total de 47 superintendências de ensino que compõem a rede estadual, a 44ª visita no município marca a etapa final da meta da atual gestão de estabelecer um vínculo de proximidade com a realidade das escolas do estado por meio de encontros presenciais.

Ex-diretor de uma escola estadual de Belo Horizonte, o secretário abordou sobre os desafios de um servidor à frente da gestão de uma unidade de ensino. “A nossa maior preocupação é estar próximo, mostrar para o servidor que estamos o acompanhando de perto e que nós somos parceiros dos servidores para executar uma política pública que de fato chegue ao cidadão”, afirmou.

O papel fundamental dos diretores escolares durante a pandemia da Covid-19 e a importância da aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023, que ocorrem entre 23 de outubro a 10 de novembro, também foram temas debatidos. “Se eu tivesse que definir a função de um diretor, diria que é sobre a garantia de direitos. Garantir direitos precisa de envolvimento, convencimento e vontade de querer fazer”, disse Igor.

Também presente na comitiva, a secretária adjunta de Estado de Educação, Geniana Faria, falou sobre o material pedagógico criado pela SEE/MG para nortear as ações da rede.  “Nunca tivemos tanto uma estruturação de material e de possibilidades tão grandes como temos atualmente. Nosso principal desafio é fazer esse material acontecer de forma mais orgânica nas escolas. Estamos no caminho certo para termos a melhor qualidade de ensino e merecemos isso”, pontuou.

Além da reunião com diretores e alinhamentos com a equipe técnica da SRE, o roteiro incluiu visitas às escolas da região. Tombada como patrimônio do  centro histórico de São João del-Rei, as obras da sede da Escola Estadual João dos Santos, que passa por uma reforma total, foram vistoriadas pelo secretário da Educação.

“Essa é uma obra executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e que tem ocorrido dentro do cronograma, com a perspectiva de entrega de 1 ano e meio de finalização com investimento de mais de R$8 milhões. Pretendemos retornar em breve para reinaugurar a escola”, detalhou Igor sobre a instituição que já formou ex-estudantes ilustres, como o ex-presidente da República Tancredo Neves. Próximo ao local, as acomodações temporárias da escola também foram vistoriadas pelo secretário, que visitou salas e conversou com estudantes.

O secretário também esteve em Ritápolis, a 19km da cidade histórica, para conhecer a única escola estadual do município: E.E. Padre Crispiniano. “A escola acabou de ser pintada. Conversamos com estudantes e pudemos ver que a merenda tem sido servida com qualidade e vimos salas de aula bem equipadas. Tem sido satisfatório ver o trabalho realizado pela gestão da SRE de São João del-Rei”, completou.