Educação promove imersão de estudantes em escolas de EMTI durante semana ‘Minha Escola é Show’  

Com formação que integra dimensões físicas, socioemocionais e cognitivas, período de matrículas no Ensino Médio em Tempo Integral segue até 6/11

27/10/2023
-
4 min de leitura

Com o período de Cadastro Escolar disponível até o dia 6 de novembro, é tempo de estudantes e famílias planejarem o ano letivo de 2024. Para demonstrar o leque de oportunidades na rede de ensino estadual,  a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) promoveu, de 23 a 27 de outubro, a semana ‘Minha Escola é Show’, uma ação de imersão na rotina das escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).

Em Minas, o ensino médio em tempo integral já é uma realidade em 719 escolas presentes em mais de 400 municípios. Uma dessas unidades é a Escola Estadual Maria Floripes Nascimento Alves, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que abriu as portas para comunidade conhecer parte da rotina dos estudantes que cursam EMTI propedêutico e EMTI Profissional de Técnico em Informática.

Mais de 50 estudantes da região, que estão concluindo o 9º ano do ensino fundamental, participaram da imersão, que começou com um almoço com estrogonofe no cardápio, eleito o prato preferido da rede estadual. Os convidados puderam participar de aulas experimentais no laboratório de biologia com observação de cultura de protozoários e de lógica programação, no laboratório de informática.

A aula de criação de um jogo prendeu a atenção de Daniela Souza, de 15 anos, que quer seguir na carreira de desenvolvedora. “Gostei bastante do técnico em informática, tem muitos computadores bons. Pretendo apresentar para os meus pais para o ano que vem estar numa escola integral. Acho que pode ser uma base para minha faculdade”, diz a estudante do 9º ano.

Aluno do 2º ano do EMTI, Geovanni Santana é reflexo de um ensino integrado que contempla 18 matrizes curriculares, além de permitir a criação de clubes de protagonismo e diversas aulas experimentais. Aos 16 anos, o estudante é assistente de coreografia no clube de dança, diretor do clube de teatro e está à frente de aulas experimentais de biologia. 

“Além de ter um convívio maior com as pessoas, de aprender a dialogar, você tem mais responsabilidades. A escola integral nos incentiva a pensar no futuro, abraça todos os clubes e nos impulsiona a fazer apresentações para os colegas e para fora”, comenta. 

Diretora da unidade há 8 anos, Alexsandra Oliveira, detalha que a E.E. Maria Floripes Nascimento Alves implantou o EMTI em 2021 e, atualmente, possui cerca de 220 estudantes matriculados. “Não é só uma formação, é uma preparação para a vida e para o mercado de trabalho. Além das regras de convivência que eles precisam seguir nas horas que estão aqui, cumprimento de horários, de tarefas e de aulas de reforços”. 

Como explica Cláudia Lobo, coordenadora do Ensino Médio em Tempo Integral da SEE/MG, o objetivo da SEE é alcançar a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece a oferta de educação em tempo integral em 50% das escolas públicas em atendimento a 25% do total de alunos da educação básica do estado.

“O movimento Minha Escola é Show pretende abrir as escolas de EMTI para que a comunidade possa compreender que a educação integral possibilita uma formação de alta qualidade para os jovens, instrumentalizando-os com saberes e habilidades imprescindíveis para o desenvolvimento de seus projetos de vida. Nas escolas de EMTI, desenvolvemos a educação interdimensional priorizando aprendizagens que contemplam as dimensões física, socioemocional e cognitiva. Seguimos avançando na expansão das escolas de educação integral e na qualificação desta oferta em 2024”.

Cadastro Escolar 2024  

Estudantes e famílias interessadas no EMTI podem cadastrar-se por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). Com a ferramenta, o encaminhamento dos candidatos às vagas é realizado de forma unificada nas escolas de EMTI nos municípios disponíveis. Todas as orientações podem ser consultadas na Resolução SEE nº Nº 4.917/2023.

No momento da inscrição, os candidatos deverão apresentar informações como nome completo, data de nascimento, endereço, número da carteira de identidade do aluno, CPF do aluno – se possuir -, filiação ou nome do responsável legal. Aqueles que não têm acesso à internet poderão comparecer às escolas estaduais para realizarem a inscrição.