Unimontes completa 60 anos e recebe homenagens em sessão solene em Montes Claros

Universidade do Estado chega a seis décadas de existência em franca expansão das atividades de ensino

24/05/2022

“De Minas Gerais. Com o coração batendo no sertão. Gerando cultura, ciência e novas tecnologias: Unimontes”. Esse é o lema da Universidade Estadual de Montes Claros ao completar, nesta terça-feira (24/5), 60 anos de implantação. A sexagenária instituição do Estado de Minas Gerais será homenageada em uma sessão solene especial, no Salão de Eventos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Montes Claros, no norte mineiro.

Para a solenidade, que será presidida pelo reitor Antonio Alvimar Souza, foram convidadas autoridades, professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos, bem como docentes e funcionários aposentados da universidade. Estão previstas também uma série de homenagens especiais aos benfeitores da Unimontes.

“Hoje é um dia de comemoração. A Unimontes, a universidade do nosso Estado, que tanto nos orgulha, está completando 60 anos de existência. Ao longo dos anos foi se ampliando, mostrando o seu valor, sua importância, e sua excelência não só no ensino, mas também na pesquisa e extensão, tornando uma instituição de Ensino Superior de grande referência não só para nosso Estado, mas também para nosso país. Em nome do nosso querido reitor, professor Alvimar, eu parabenizo toda a comunidade acadêmica que veio construindo essa linda história”, declarou a Secretária Adjunta de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Geniana Guimarães Faria.

A Universidade chega aos seus 60 anos de existência com franca expansão de suas atividades de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão. A prestação de serviços é incrementada, especialmente, na área de saúde, por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). Com o atendimento gratuito, bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o HUCF também se destacou como referência regional no atendimento aos pacientes contaminados pelo coronavírus, salvando vidas durante a pandemia da Covid-19.

A Universidade soma, atualmente, o total de 13.168 alunos matriculados em cursos de graduação (9.462), graduação a distância (1.636), técnico-profissionalizantes (1.077), pós-graduação – Lato sensu (112) e Stricto sensu (881). São ministrados 61 cursos de graduação e 21 cursos próprios de mestrados e doutorados. A instituição também tem reforçado o ensino a distância, por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), que ministra oito cursos de graduação no modelo EaD, abrangendo 27 municípios.

“A comemoração dos 60 anos da Unimontes representa esse momento tão significativo da Universidade. Momento de a instituição comemorar suas conquistas, avaliar sua trajetória e apontar também novas perspectivas, novos objetivos para o futuro”, avalia o reitor da Unimontes, o professor Antonio Alvimar Souza.

“A Unimontes surgiu como uma simples fundação, que tinha como objetivo colaborar no crescimento regional. Essa fundação cresceu e, com o passar do tempo, tornou-se uma grande universidade, que exerce um papel extremamente importante na região e que tem como tripé o ensino, a pesquisa e a extensão”, ressalta o reitor.

Pesquisa e extensão
A Unimontes se destaca, também, no incremento da investigação científica e tecnológica com 197 projetos de pesquisa em andamento, 174 linhas de pesquisa e 44 grupos de pesquisa constituídos.

Na Extensão, a universidade soma 149 programas e projetos implementados, alcançando um público atendido de cerca de 577 mil anualmente. A assistência estudantil é destaque, com 586 acadêmicos beneficiados, atendendo prioritariamente alunos de baixa renda e garantindo a permanência deles na universidade até a conclusão do curso superior.

Histórico
Por meio da Lei Estadual nº 2.615, de 24 de maio de 1962, foi criada a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior – FUNM. Em 1963, surgiu a primeira unidade de ensino superior do Norte de Minas, a então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – FAFIL, tendo como mantenedora a Fundação Educacional Luiz de Paula (FELP). No dia 13/4/63, foram iniciadas atividades dos cursos de Geografia, História, Letras e Pedagogia nas instalações do Colégio Imaculada Conceição.

Em 1965, os cursos foram transferidos para o Casarão da Fafil, na Rua Coronel Celestino, atual sede do Museu Regional do Norte de Minas (MRNM). A primeira unidade de ensino superior da FUNM, a Faculdade de Direito (FADIR), foi implantada em 1965. Em 1966, a FAFIL desliga-se da FELP e passa a integrar a FUNM.

Depois, foram criadas unidades da FUNM: a Faculdade de Medicina (FAMED), em 1969; a Faculdade de Administração e Finanças (FADEC), com os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, em 1972; e a Faculdade de Educação Artística (FACEART), em 1987.
Por intermédio da Constituição Estadual de 1989, promulgada em 21 de setembro daquele ano, a FUNM foi transformada na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), instituída através do Decreto Estadual nº 30.971, de 9/3/1990.