Últimos dias para escolas se inscreverem na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep)

Cadastro das unidades de ensino interessadas em participar deve ser feito exclusivamente pela internet As inscrições para a 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) terminam na próxima quinta-feira (17). Podem participar escolas públicas municipais, estaduais, federais e privadas de todo o país. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelas unidades de ensino, […]

15/03/2022

As inscrições para a 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) terminam na próxima quinta-feira (17). Podem participar escolas públicas municipais, estaduais, federais e privadas de todo o país. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelas unidades de ensino, por meio do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site da competição.

A Obmep ocorre em duas fases, sendo a primeira composta por uma prova objetiva de 20 questões e a segunda por uma prova discursiva de 6 questões. A 1ª fase da competição será realizada em 7 de junho e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2ª fase em 8 de outubro. As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

Clique aqui para acessar o regulamento com as datas e regras da Olimpíada.

Sobre a competição

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

A Obmep contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

Participação mineira na competição

Na 16ª edição da Obmep, os estudantes da rede estadual de ensino de Minas Gerais faturaram: 39 medalhas de ouro, 153 de prata, 412 de bronze e 4.021 menções honrosas.

Com informações do Instituto de Matemática Pura e Aplicada