Trilhas de Futuro Educadores terá 45 instituições de ensino superior com oferta de cursos para os servidores da Educação

Nesta segunda edição do programa serão ofertadas 603 opções de cursos de aperfeiçoamento, mestrado e doutorado

07/06/2023

Instituições de ensino Superior de diversos estados do país se cadastraram e irão integrar a 2ª edição do Trilhas de Futuro Educadores, maior projeto de formação continuada oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Ao todo, 45 instituições foram credenciadas e ofertarão 603 opções de cursos aos servidores da Educação de Minas Gerais. A lista foi publicada na página 61 do Diário Oficial desta quarta-feira (07/6).

A primeira edição do projeto contou com 27 instituições. Esta 2ª edição ofertará mais de 6 mil vagas de cursos gratuitos de aperfeiçoamento, mestrado e doutorado aos servidores da SEE/MG. O projeto vai contemplar, também, os servidores da SEE/MG que não são efetivos.

Além de 6 mil vagas para os cursos de aperfeiçoamento, serão abertas 528 vagas de mestrado e 27 de doutorado.

Os cursos de aperfeiçoamento, de 180 horas, terão cerca de 30 opções nas áreas de educação inclusiva, legislação educacional voltada aos inspetores, educação indígena, educação quilombola e escolas do campo, educação no sistema prisional e socioeducativo, educação ambiental, prevenção e redução da violência nas escolas, entre outros.

O início das inscrições dos servidores está previsto para ocorrer ainda em junho e será divulgado no site da SEE/MG.

Trilhas Educadores

A atual gestão vem investindo de maneira significativa em ações estratégicas, de forma contínua, para valorização dos profissionais e servidores da Educação. Em 2022 foram destinados cerca de R$ 32 milhões no Trilhas de Futuro Educadores, maior projeto de formação continuada já desenvolvido pela pasta. Atualmente, mais de 6,5 mil servidores da Educação estão matriculados em cursos lato sensu e em formações stricto sensu, ofertados gratuitamente.

O programa foi instituído e normatizado pela Resolução SEE nº 4.697 e oferece cursos de pós-graduação nas modalidades lato sensu (especialização/MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado) em instituições de ensino superior do país inteiro, credenciadas pela SEE/MG no projeto. Os cursos são ofertados à distância ou de acordo com a programação da instituição.