Trilhas de Futuro é destaque de Minas Gerais no segundo dia do encontro de governadores do Sul e Sudeste

Governador ressaltou parceria entre os setores público e privado, que já permite a formação de 140 mil novos técnicos para o mercado de trabalho O 7º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) é também uma oportunidade para os governadores de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Paraná, Santa Catarina […]

06/03/2023
-
2 min de leitura

Governador ressaltou parceria entre os setores público e privado, que já permite a formação de 140 mil novos técnicos para o mercado de trabalho

O 7º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) é também uma oportunidade para os governadores de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul trocarem experiências, de forma complementar às discussões sobre pontos comuns e sensíveis aos estados.

Neste segundo dia do evento, na capital fluminense, foi a vez de o governador de Minas Gerais, Romeu Zema apresentar o programa Trilhas de Futuro. Parceria público-privada de sucesso, a iniciativa já está fortalecendo o mercado de trabalho e o desenvolvimento econômico do estado.

“Nesse momento, temos 140 mil alunos fazendo cursos técnicos em escolas particulares, que o Estado paga e ainda fornece auxílio alimentação e transporte. Hoje, as empresas encontram dificuldades para contratar pessoas qualificadas. O Trilhas de Futuro busca exatamente isso: a formação de jovens e adultos para o mercado de trabalho”, explicou.

Zema ressaltou, ainda, a rápida execução do projeto para atendimento à demanda por mão de obra de qualidade. Com os parceiros, a formação ganha mais agilidade, sem que dependa, para começar, de instalação de novas unidades ou de realização de longos processos de contratação.

 “Tudo isso fica por conta do setor privado. É algo diferente e que já mostramos que dá resultado positivo. O programa foi lançado há dois anos e já temos profissionais formados por ele”, disse.