Segurança e educação no trânsito é tema de concurso de redação lançado pela SRE Curvelo

2° Concurso de Redações Maio Amarelo é válido para as escolas das 12 cidades que compõem a regional. Os textos podem ser encaminhados até o dia 31 de maio.

17/05/2022

Os acidentes de trânsito são uma das principais causas externas de mortalidade e um dos maiores problemas de saúde pública mundial. Em Minas Gerais, entre 2011 e 2021, mais de 43 mil pessoas morreram em decorrência de acidentes de transporte terrestre e quase 244 mil passaram por internação hospitalar, de acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG). Mas, apesar da complexidade do tema, muitos acidentes são passíveis de prevenção e por isso a educação no trânsito é tão importante. Pensando nisso, a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Curvelo, na região Central do Estado, está promovendo o 2° Concurso de Redações Maio Amarelo. A iniciativa faz parte da campanha Maio Amarelo de 2022 e tem o objetivo de despertar o interesse dos alunos para ações que ajudem a reduzir os acidentes no trânsito.

Os alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio das escolas estaduais das cidades pertencentes à SRE Curvelo, poderão participar, com a elaboração de redações com o tema “Como posso contribuir para um trânsito mais seguro?”. Os estudantes matriculados nos Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesec’s) de Curvelo e Felixlândia e os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também poderão participar do concurso válido para as 12 cidades que compõem a regional. São elas: Augusto de Lima, Buenópolis, Corinto, Curvelo, Felixlândia, Inimutaba, Joaquim Felício, Lassance, Morro da Garça, Presidente Juscelino, Santo Hipólito e Três Marias.

O aluno que se interessar em participar do concurso deverá comunicar a direção da escola onde estuda e, junto ao professor orientador, encaminhar a redação, em PDF, como anexo, para o e-mail maioamarelocurvelo@gmail.com, com o assunto “Concurso de Redações Maio Amarelo”. O prazo para envio das redações é até o dia 31 de maio.

Cada escola poderá trabalhar o tema “Como posso contribuir para um trânsito mais seguro?” de forma livre com os alunos, desde que não prejudique a carga horária ou aprendizado dos estudantes.

Critérios de avaliação

As redações enviadas pelos alunos deverão seguir algumas exigências, entre elas ser redigida a próprio punho, com letra legível. A folha deverá ser fotografada ou escaneada, com boa qualidade em apenas uma foto ou arquivo. Nela, ainda deverá conter o nome completo e série do aluno, além do nome da escola onde estuda.

A análise dos textos será feita por uma equipe técnica da SRE Curvelo e pelos responsáveis pelo concurso. Serão avaliadas, ainda, a pertinência ao tema bem como a clareza das ideias e a questão gramatical e ortográfica. Textos copiados de sites da internet ou de demais materiais de divulgação da campanha serão desclassificados. Redações ilegíveis, pela letra, por falta de foco, em outros formatos ou com senhas também serão desclassificadas.

Divulgação dos resultados e Premiação

Os vencedores serão anunciados no dia 15 de junho nas redes sociais do Movimento Maio Amarelo Curvelo e no site da Superintendência Regional de Ensino de Curvelo. Além disso, os estudantes que ganharem o concurso serão comunicados via e-mail.

O concurso será dividido em 4 categorias: Ensino Fundamental dos 6º e 7º anos; Ensino Fundamental dos 8º e 9º anos; Ensino Médio; e EJA. Os vencedores de cada grupo ganharão um tablet.

Campanha Maio Amarelo

Há seis anos consecutivos, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apoia a Campanha Maio Amarelo, um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O Movimento nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo e , por meio de uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, colocar em pauta o tema segurança viária.

Conheça as ações da campanha do Maio Amarelo da Secretaria de Estado de Saúde: