SEE reúne toda a Rede Estadual em live para falar sobre a organização do início do ano letivo

O encontro virtual aproximou o secretariado dos profissionais que atuam na ponta, além de contextualizá-los acerca de toda a preparação para o novo ano letivo.

03/02/2023
-
5 min de leitura

Mais um ano letivo está começando e para passar aos profissionais da Educação do Estado uma visão geral sobre a volta às aulas e dialogar com a Rede, o Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, a Secretária Adjunta de Educação, Geniana Faria, e todos os subsecretários da SEE/MG participaram de uma live, na última quinta-feira (02/02). Com um público de aproximadamente 4.800 pessoas, o bate-papo foi uma oportunidade de esclarecer dúvidas e receber orientações sobre o novo ano escolar. 

Os secretários e os subsecretários participaram da live direto das escolas, cada um numa unidade, de forma a aproveitar para conferir de perto os preparativos para receber os alunos na próxima segunda-feira (6/2). De maneira dinâmica e transparente, o secretário foi direcionando os assuntos para os respectivos participantes, além de responder aos comentários e perguntas deixadas pelo público no chat. 

Volta às aulas 2023

A Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante, que transmitiu sua participação na EE Juscelino Kubitschek de Oliveira, no bairro Maria Helena, falou sobre a preparação do ambiente escolar para receber os professores,  servidores e os estudantes. Foram disponibilizados o calendário pedagógico com diretrizes sobre como proceder nesse início de ano e orientações para o acolhimento dos alunos. 

A partir de uma carta enviada pelo Secretário de Educação aos diretores escolares, foi instruído  o preparo de um kit de materiais para os professores e especialistas, com arquivos já disponibilizados pela SEE, mas de maneira impressa; os planos de curso, que são liberados todo início de ano, dizendo o que precisa ser tratado ao longo do ano letivo; os Cadernos MAPA, que vão ser disponibilizados a partir de março,  e, também, outras orientações e documentos específicos de cada modalidade de ensino. 

“Tudo isso é para receber os profissionais da melhor maneira possível, com todo mundo equipado e, ainda, recebendo algum tipo de kit preparado pelo diretor — um caderno, agenda, material de escritório — para a gente garantir que todo mundo esteja preparado para esse início das aulas”, ressalta Izabella.

A secretária adjunta, Geniana Guimarães, juntamente com o secretário de Educação, Igor de Alvarenga, participaram da live na EE Jornalista Jorge Paes Sardinha, no bairro Jardim Alvorada. Geniana destacou a importância dos especialistas para o fazer pedagógico nas escolas e falou sobre os novos cadernos de orientação, o MAPA. 

“O MAPA tem a perspectiva de fazer com que a gente possa contribuir para uma aprendizagem mais significativa. Ele vai muito ao encontro dos nossos grandes pilares, que temos aqui na secretaria. Um deles, que está diretamente vinculado, é a melhoria da aprendizagem contínua. Sabemos que em 2023 teremos grandes desafios pedagógicos, por isso a importância de organizar uma ferramenta que possa contribuir para os professores e especialistas.”, pontuou Geniana.

O que vem por aí

Diversas novidades estão por vir, e esse ponto também foi tratado na live. A subsecretária de Gestão de Recursos Humanos, Gláucia Ribeiro — que participou da EE Padre João de Mattos Almeida, no bairro Serrano — falou sobre os concursos e afirmou que serão abertas mais de 19 mil vagas para diversas carreiras. Gláucia também destacou a oportunidade de novos cursos de aperfeiçoamento para os professores e a possibilidade de afastamento temporário dos servidores que estiverem cursando mestrado e doutorado.

O Subsecretário de Articulação, Gustavo Pedroso, diretamente da EE Paschoal Comanducci, no bairro Jaqueline, falou sobre novidades e aperfeiçoamentos nos Diários Escolares Digitais (DEDs). Assim como o Subsecretário de Administração, Silas Fagundes — marcando presença da EE Prof. Maria Muzzi Guastaferro, em Venda Nova — abordou mudanças na destinação e no valor mínimo da verba para a merenda escolar e afirmou que os termos de compromisso, tanto do programa de manutenção e custeio, quanto o de alimentação escolar, estarão disponíveis para assinatura a partir de segunda-feira (06/02). Silas também falou sobre a destinação de materiais tecnológicos para o aperfeiçoamento do processo educacional. 

Também foram apresentadas novidades e estratégias para o enfrentamento ao assédio e diminuição da evasão escolar. Um Plano de Enfrentamento foi elaborado e será divulgado pela SEE/MG nesta primeira semana de aulas.

O Secretário de Educação destacou a importância da SEE/MG estabelecer um canal de diálogo mais direto com a Rede de Educação do Estado, e que no decorrer do ano novos encontros serão realizados.

Para assistir à live na íntegra, acesse o canal “Estúdio Educação MG”.