SEE/MG promoveu o 2º Webinário Diálogos Formativos de capacitação sobre Novo Ensino Médio

O encontro virtual, transmitido pelo canal da educação no youtube, abordou o apoio pedagógico ao professor e o uso dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio Em continuidade ao ciclo de apresentações das unidades curriculares dos Aprofundamentos nas Áreas do Conhecimento do 1º ano do Novo Ensino Médio, a Secretaria de Estado de Educação(SEE/MG) realizou, […]

09/03/2023
-
2 min de leitura

O encontro virtual, transmitido pelo canal da educação no youtube, abordou o apoio pedagógico ao professor e o uso dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio

Em continuidade ao ciclo de apresentações das unidades curriculares dos Aprofundamentos nas Áreas do Conhecimento do 1º ano do Novo Ensino Médio, a Secretaria de Estado de Educação(SEE/MG) realizou, nesta quinta-feira(9/3), o segundo Webinário  Diálogos Formativos: Itinerário Formativo 1º ano Novo Ensino Médio.

O encontro virtual foi direcionado a professores, especialistas de educação básica e gestores da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Foram apresentados os  materiais de apoio pedagógico ao professor, aprofundamentos e seus planos de curso, com objetivo de orientar os profissionais da rede sobre o uso do Itinerário Formativo do Novo Ensino Médio, voltado ao aprofundamento nas áreas de conhecimento e projeto de vida.

“Nosso objetivo com o webinário é apresentar as possibilidades de trabalho pedagógico à rede estadual de ensino, frente aos materiais disponibilizados para implementação dos Itinerários Formativos. Ainda teremos mais três encontros pela frente onde iremos incluir a Educação de Jovens(EJA), que também está implementando o Novo Ensino Médio”, explica a diretora de Ensino Médio da SEE/MG, Rosely Lima.

Este foi o segundo webinário sobre Itinerário Formativos, realizado no primeiro semestre de 2023. O primeiro aconteceu no dia 1º de fevereiro, e mais três estão previstos para acontecer neste semestre. O evento foi gravado e está disponível no canal Estúdio Educação, neste link.

Novo Ensino Médio 

A implementação do Novo Ensino Médio começou em 2022 e está sendo feita de forma gradual na rede estadual de ensino. Em 2024 estará implantada nos três anos do ensino médio. 

Os alunos que ingressaram no 1º ano do Ensino Médio em 2022 encontraram novidades e uma etapa de ensino diferente da que antes era ofertada. Os estudantes passaram a ter carga horária maior e possibilidade de escolha para aprofundar em conhecimentos nas áreas formativas de seus interesses. Para permitir essas escolhas, a SEE organizou itinerários formativos de aprofundamento que têm orientado o trabalho pedagógico dos professores.