SEE/MG lança 2ª edição da revista EM Minas, dedicada ao fortalecimento do Ensino Médio

Publicação digital reúne práticas pedagógicas, reflexões sobre formação docente e experiências reais da rede estadual

26/11/2025
-
3 min de leitura

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) lançou hoje (26/11), a 2ª edição da revista digital EM MINAS, publicação institucional que tem se consolidado como um espaço de compartilhamento de práticas para educadores do Ensino Médio da rede estadual.

A revista nasce como um ambiente destinado ao diálogo e à circulação de ideias entre educadores, promovendo a troca de experiências e a valorização das práticas pedagógicas realizadas no cotidiano das escolas mineiras. A 2ª edição amplia o compromisso com a formação  de comunidades de aprendizagem, a divulgação de experiências e o fortalecimento das políticas educacionais da SEE/MG. 

O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento da juventude mineira. “Minas Gerais é a síntese do Brasil: diversa, complexa e cheia de possibilidades. Por isso, trabalhamos diariamente para garantir que cada estudante, ao iniciar a jornada no Ensino Médio, tenha acesso às ferramentas necessárias para construir um projeto de vida sólido. Concluir essa etapa com empenho e dedicação transforma trajetórias, reduz desigualdades e fortalece todo o estado. Nesta 2ª edição da revista EM MINAS, reunimos temáticas e práticas que inspiram a ir além. Que este material desperte novos sonhos e reafirme o nosso compromisso com uma educação pública de qualidade”, diz.

Temas centrais da edição

Entre os destaques está o reforço da concepção de alfabetização e formação de leitores, tratada como responsabilidade coletiva de toda a escola, além da apresentação de ações que articulam uso de plataformas digitais, revitalização de bibliotecas e projetos literários promovidos nas unidades de ensino.

A edição também reforça o compromisso da SEE/MG com uma educação equitativa e inclusiva, por meio de relatos de ações de educação antirracista, como o trabalho realizado pela Escola Estadual Carlos Góes. O artigo apresenta oficinas, formações e debates estruturados que têm transformado percepções e reduzido práticas discriminatórias no cotidiano escolar.

A publicação ainda traz um panorama sobre os resultados de excelência no ENEM, alcançados por escolas da rede, e destaca o uso estratégico da plataforma Enem-MG, ferramenta que tem apoiado o diagnóstico, a produção textual e o desenvolvimento das competências exigidas pelo exame.

Acesso e continuidade

Ao ampliar a participação docente e valorizar a autoria dos profissionais da rede, a revista reforça sua missão de aproximar a SEE/MG dos educadores e dar visibilidade às iniciativas que transformam a educação pública mineira.

Para acessar a 2ª edição da revista EM MINAS, basta clicar neste link. A Secretaria segue comprometida em oferecer materiais de apoio que contribuam para o fortalecimento do Ensino Médio e para a formação integral dos estudantes mineiros.