SEE/MG apresentou práticas exitosas da  EJA 2023 em seminário virtual

As experiências compartilhadas pelas escolas da rede estadual e unidades do Centros Estaduais de Educação Continuada(Cesec), durante o Seminário, serão divulgadas na Revista EJA/ Práticas exitosas em 2024

28/11/2023
-
4 min de leitura

As melhores iniciativas da Educação de Jovens e Adultos(EJA) trabalhadas com os estudantes ao longo de 2023, nas escolas estaduais, nos Centros Estaduais de Educação Continuada( Cesec) e nas unidades  prisionais que ofertam a modalidade de ensino, foram apresentadas no Seminário Estadual de Práticas Exitosas – Educadores EJA 2023. 

O encontro virtual, realizado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais(SEE/MG), nesta segunda-feira (27/11), contou com a participação do secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, da secretária-adjunta de Estado de Educação, Geniana Guimarães Faria, da subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, da superintendente de Políticas Educacionais, Graziela Trindade, da coordenadora da EJA, Denise Jacqueline Silva, da diretora de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais, Fabiana Benchetri, além de representantes das escolas selecionadas para o seminário. 

Durante o encontro, o secretário de Educação ressaltou a importância do seminário para compartilhar ideias e discutir uma temática que é tão diversa e desafiadora para a educação. 

“ A EJA é uma modalidade de ensino que oportuniza o acesso ao ensino para a pessoa que não teve como estudar no período regular, para que ela possa retomar os estudos. Para nós, é um desafio, mas um desafio que nós estamos com o trabalho de cada um conseguindo vencer aos poucos. Por isso, este seminário vem para somar”, comemorou. 

Neste evento, os educadores, as equipes das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) e os professores da EJA compartilharam as boas práticas desenvolvidas nas unidades de ensino, que foram apresentadas durante os Seminários Regionais Educadores EJA, realizados nas 47 SRE, de 19 de setembro a 25 de outubro, deste ano. 

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, pontuou que o seminário é uma oportunidade para mostrar e valorizar o trabalho das escolas, dos envolvidos neste projeto. 

“Sabemos que desenvolver ações pedagógicas e desenvolver de fato um ensino com qualidade para jovens e adultos, com tantas situações específicas, com realidades de vidas, na perspectiva até pela sobrevivência, temos que lembrar das boas práticas dos professores e de todos que atuam pela EJA. Aqui está a culminância de tudo que fazemos pela qualidade do ensino” , lembrou. 

Entre as diversas práticas exitosas apresentadas no Seminário está o Projeto de Vida – Frida Kahlo: Um exemplo de superação, da Escola Estadual Professor Soares Ferreira, do município de Mariana. 

A instituição utilizou estratégias pedagógicas para enriquecer, potencializar e aprimorar habilidades e competências para o desenvolvimento integral dos alunos inseridos na EJA. 

Por meio de oficinas, buscou amenizar a dicotomia entre teoria e prática, relacionando o tema cultura mexicana e Frida Kahlo para integrar entre as disciplinas Arte, História, Geografia e Ciências, proporcionando aos alunos uma experiência educativa enriquecedora e multidisciplinar. 

Também foram apresentados outros projetos de mais cinco polos regionais, Arte Contemporânea Popular, intitulado de ARTECONTEMPO; Ouro do Cerrado; Explorando o eletromagnetismo através da animação; Fotografia: memória e história e Concurso de poesias “Riquezas do Vale”. 

Ao todo, foram compartilhadas experiências de seis escolas estaduais: Professor Soares Ferreira, da SRE Ouro Preto; Cesec Profª Vera Parentoni, da SRE Ponte Nova; José Brígido Pereira Pedras, da SRE Curvelo;  Profª Maria Olímpia de Oliveira, da SRE Varginha; José de Alencar, da SRE Unaí; Alberto Vicente Pereira, da SRE Almenara, selecionadas pela coordenação da EJA. 

“O Seminário Estadual reuniu uma prática exitosa de cada Polo Regional, escolhida a partir da realização dos Seminários Regionais. A realização dos seminários, por regional e estadual, busca fortalecer o compartilhamento de práticas exitosas, disseminar a cultura de valorização da modalidade EJA, além de engajar profissionais da educação que atuam na área” , explicou a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da SEE/MG, Denise Jacqueline Silva Oliveira. 

Quem desejar conhecer um pouco sobre os trabalhos apresentados neste seminário, pode acessar o canal da educação no Youtube, neste link.