SEE discute educação no trânsito para o retorno escolar

Seminário organizado pela PMMG envolveu diversos atores da comunidade escolar para discutir ações preventivas

22/01/2024

Com a proximidade da volta às aulas na rede estadual, no próximo dia 5 de fevereiro, não só as escolas estão se preparando para o início do ano letivo, mas também as autoridades de trânsito já estão promovendo atividades de conscientização e organização para o retorno dos estudantes às escolas.

Nesta segunda-feira (22/1), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPtran) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou o seminário ‘Volta às aulas: um desafio para o trânsito’. O objetivo do encontro foi instruir os diversos atores envolvidos no processo de retorno às aulas sobre normas, fiscalização e condutas no trânsito.

Problemas como a conhecida parada em fila dupla para deixar ou apanhar os filhos na porta das escolas, embarque nas faixas de rolamento, estacionamento irregular e a falta de documentação adequada para os motoristas do transporte escolar, implicam em um ambiente perigoso para pais, alunos e toda a comunidade escolar.

Segundo dados da PMMG, o número de registros relacionados ao transporte irregular de estudantes em Belo Horizonte saltou de 429 para 585 entre 2022 e 2023. “É essencial a conscientização dos motoristas, bem como dos pais e responsáveis sobre o transporte escolar. Reunimos aqui os principais órgãos envolvidos nessa atividade para alinharmos as condutas e promover um trabalho mais seguro e efetivo”, explicou a tenente coronel Cláudia Godinho.

A coordenadora de Temáticas Especiais e Transversalidade Curricular da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), Rosália Aparecida Diniz, foi uma das palestrantes do seminário, que contou com representantes de escolas, motoristas de van escolar, além de integrantes da Guarda Municipal de Belo Horizonte e da Polícia Militar de Minas Gerais.

A coordenadora da SEE-MG ressaltou a importância de uma atuação conjunta, já que a educação para o trânsito é competência de toda comunidade. “Esse trabalho requer unificação das ideias e alinhamento das ações. Isso reflete diretamente nas atividades que ocorrem no ambiente escolar e consequentemente no aprendizado dos estudantes em relação à prevenção no trânsito.”

Durante sua fala, Rosália avaliou ainda como o exemplo é um componente fundamental nessa equação para a criação de um ambiente realmente seguro. “É essencial que os ensinamentos preventivos e educativos que os estudantes recebem no ambiente escolar sejam notados também no comportamento de pais, familiares e demais pessoas do círculo social do aluno. Somente assim esse alinhamento se completa, refletindo em melhorias reais para o trânsito e toda comunidade escolar”.