Inscrições para especialização em Ensino de Matemática para professores do EMTI são ampliadas para 29 de abril

Fruto da parceria entre a Secretaria de Educação e Una Contagem curso é gratuito e tem início em maio 

25/04/2024
-
2 min de leitura

As inscrições para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Especialização no Ensino da Matemática foram prorrogadas até o dia 29 de abril. Voltado para professores de matemática que atuam nas escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) em Belo Horizonte e Região Metropolitana, os interessados devem se cadastrar por meio de preenchimento deste formulário.

Fruto de uma colaboração entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), o Centro Universitário Una, Campus Contagem e a renomada Universidade de Stanford, o curso tem a duração de dois anos e é oferecido de forma gratuita.

O programa disponibiliza 40 vagas para professores que lecionam matemática nas escolas das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) Metropolitanas A, B e C, situadas em Belo Horizonte e Região metropolitana. As aulas serão ministradas presencialmente no campus da Una em Contagem.

Para se candidatar, os interessados devem possuir diploma de graduação emitido por uma instituição de ensino superior reconhecida e apresentar o diploma ou certificado de conclusão do curso no ato da matrícula. Os critérios de seleção e demais detalhes estão disponíveis no edital do programa de pós-graduação.

Formação de professores

O currículo do curso foi desenvolvido com base no renomado Programa de Formação de Professores da Universidade de Stanford e inclui disciplinas como Gestão e Organização da Sala de Aula, Ensino e Aprendizagem Centrados no Estudante, Trabalho em Grupos em Salas de Aula Heterogêneas, Currículo, Ensino e Avaliação em Matemática I, II e III, além de Planejamento Curricular e Avaliação para Equidade.

No Brasil, esse modelo de curso, denominado Programa de Especialização Docente (PED), é oferecido por uma rede de universidades públicas e privadas. A adesão da SEE/MG ao programa é fruto de uma parceria com a Una Contagem, o Instituto Sonho Grande, o Instituto Canoa e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).