Secretaria realiza Webinário para capacitação dos profissionais que irão atuar no Novo Ensino Médio em 2023

A capacitação será na próxima segunda-feira (21/11), a partir das 14h, pelo YouTube. SEE/MG extenderá o Novo Ensino Médio às turmas do 2º ano em 2023.

19/11/2022
-
3 min de leitura

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) promove na próxima segunda-feira (21/11), de forma online, a partir das 14h, o Webinário “Novidades para o Novo Ensino Médio 2023 em Minas Gerais”. A capacitação é voltada aos professores e demais profissionais da rede que irão atuar na modalidade no próximo ano.

Professores, especialistas, diretores escolares e equipes das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) estão convidados a participar. O Webinário será transmitido pelo canal do Youtube neste link.

Ministrarão as palestras a Superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Danielle Fernandes Viana; a Diretora do Ensino Médio da SEE/MG, Rosely Lúcia de Lima; a Coordenadora de Ações de Aprendizagem da SEE/MG, Vanessa Nicoletti e a diretora da EE João Ramos Filho, Isânia Silva Santos.

A Diretora de Ensino Médio da SEE/MG, Rosely Lima, explica a necessidade da capacitação devido às novidades no próximo ano. “Em 2023 acontecerá também a implementação do Novo Ensino Médio nas turmas do 2º ano e no 3º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Devido às mudanças e aos processos de escolhas dos estudantes previsto na nova arquitetura curricular, o Webinário objetiva esclarecer à rede como a Secretaria se organizou e elaborou os itinerários formativos que serão implementados no próximo ano”, explica Rosely.

Novo Ensino Médio está sendo implantado gradualmente

Os alunos que ingressaram no 1º ano do Ensino Médio em 2022 encontram novidades e uma etapa de ensino diferente da que antes era ofertada. É que neste ano foi iniciada a implementação do Novo Ensino Médio, com as mudanças previstas na Lei Federal nº 13.415/17. Os estudantes passaram a ter carga horária maior e podem escolher e se aprofundar em conhecimentos nas áreas formativas de seus interesses. Para possibilitar essas escolhas, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) organizou itinerários de aprofundamento que têm orientado o trabalho pedagógico do professor.

A implementação do Novo Ensino Médio está sendo feita de forma gradual na rede estadual de ensino mineira e será concluída em todas as etapas (do 1° ao 3° ano) em 2024. Em 2022, houve a implementação para todas as turmas de 1º ano. Em 2023, a SEE/MG vai ampliar essa vivência pedagógica para todas as turmas do 2º ano, e em 2024, turmas do 3º ano também serão contempladas.