Secretaria promove capacitação com foco na redução de conflitos e bem-estar socioemocional no ambiente escolar

O curso ‘Acolhimento e Bem-Estar na Sala de Aula’, desenvolvido por meio de parceria com a Vivescer, está com inscrições abertas no site da Escola de Formação e será 100% online e gratuito

27/10/2022
-
3 min de leitura

Buscando oferecer ferramentas que possam minimizar os danos socioemocionais de uma convivência apartada pelo isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com a Vivescer e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), lançou o curso online ‘Acolhimento e Bem-estar na Sala de Aula’. As inscrições gratuitas já estão abertas no site da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores. Todos os detalhes sobre a capacitação estão disponíveis neste link (clique aqui)

O curso é voltado para a capacitação do professor, mas também pode ser realizado por todos os servidores da comunidade escolar. Essa capacitação tem o objetivo de combater os índices elevados de ansiedade, estresse e dificuldade de aprendizado entre jovens, apontados por pesquisas nacionais e internacionais na volta às aulas presenciais pós contexto pandêmico.

Entre as ferramentas apresentadas no curso estão os diários de aprendizagem, as rodas de escuta e o feedback construtivo. Essas ações podem ser aplicadas por professores de todas as disciplinas.

A parceria entre a SEE/MG e a Plataforma Digital Vivescer, do Instituto Península, está entrando em seu terceiro ano. O diretor da Escola de Formação da SEE/MG, Weynner Lopes Rodrigues, destaca a necessidade de diálogo neste atual cenário. “Este é um curso extremamente importante neste momento pós-pandêmico e precisamos saber como acolher os nossos professores e eles acolherem os estudantes que retornaram após quase dois anos sem aulas presenciais. Precisamos dar subsídios à nossa rede para lidar com este estudante completamente novo e precisamos saber lidar não só com o cognitivo, com a recuperação das aprendizagens, mas também com o socioemocional deles”, pontua Weynner.

A iniciativa promove a cultura do acolhimento, termo popular no meio da educação, mas que muitas vezes fica apenas no campo da teoria. “Estamos vendo crises generalizadas de ansiedade em várias escolas brasileiras. O retorno às aulas presenciais aprofundou desafios importantes entre os alunos, não só emocionais mas também de aprendizado. Nesse novo curso, professores encontrarão formas criativas e práticas de fortalecer os laços com os jovens”, comenta o diretor da Vivescer, Vanderson Berbat.

O curso tem carga horária de 40h e possui certificação do Instituto Singularidades e todo o material disponível vai ao encontro das diretrizes da BNCC e do Novo Ensino Médio. O servidor da rede estadual de ensino terá até 45 dias, a partir da liberação do acesso, para concluir a capacitação.

As inscrições estão disponíveis neste endereço eletrônico (clique aqui).