Secretaria de Estado de Educação orienta escolas sobre a coleta da 2ª etapa do Censo Escolar 2023

Prazo para declarar dados vai até 11 de março. Levantamento é importante para planejamento, execução e avaliação de políticas públicas educacionais

08/02/2024
-
3 min de leitura

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou, nesta quarta-feira (07/02), uma live para orientar as escolas públicas e privadas do estado sobre a coleta de dados na segunda etapa do Censo Escolar – Situação do Aluno 2023. O período de coleta começou no dia 1º de fevereiro deste ano e vai até o próximo dia 11 de março. A SEE/MG é responsável pela coordenação estadual do Censo Escolar, coordenado nacionalmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

De acordo com orientações repassadas por servidores da Secretaria de Estado de Educação, todas as escolas de educação básica devem fazer a declaração por meio dos formulários do Sistema Educacenso. Nesta etapa, serão coletadas as informações de rendimento e movimento dos estudantes declarados na matrícula inicial 2023 no Educacenso.

O subsecretário de Articulação Educacional da SEE/MG, Gustavo Pedroso, participou da live e ressaltou a importância do levantamento ao destacar que o Censo Escolar é o principal instrumento de coleta das informações da educação básica.

“Todos os dados coletados vão ser utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, que vai ser divulgado ainda neste ano de 2024 pelo Ministério da Educação. Todos os cálculos relativos às taxas de aprovação, reprovação e abandono, que compõem o Censo Escolar, vão fazer parte do resultado final do Ideb”, disse o subsecretário.

A diretora de Informações Educacionais da SEE/MG e coordenadora Estadual do Censo Escolar de MG, Renata Hermsdorfs, salientou que o censo também é uma ferramenta fundamental para que se possa compreender a situação da educação no estado e para acompanhar a efetividade das políticas públicas no setor.

“Os dados do Censo Escolar são fundamentais para conhecermos a realidade das escolas e dos estudantes, e para avaliação das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). A Secretaria Estadual de Educação e as secretarias municipais também podem utilizar os dados coletados para se orientarem em relação às avaliações institucionais e também para o planejamento das ações”, pontua. 

Novidade

Durante a live, foi divulgada a realização da Pesquisa Suplementar Diversidade e Inclusão, uma novidade do sistema Educacenso que estará disponível a partir do próximo dia 26 de fevereiro, no módulo Situação do Aluno 2023. Os detalhes da pesquisa foram apresentados pela coordenadora Nacional do Censo Escolar, Célia Gedeon. por servidores do Inep. Para assistir a íntegra da live clique neste link