Secretaria de Estado da Educação e Instituto Unibanco realizam Webinário Diálogo sobre o Plano de Ação no Circuito de Gestão 2022

Com transmissão ao vivo pelo YouTube, encontro faz parte das atividades do programa Jovem de Futuro Na próxima segunda-feira (28), às 10h, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e o Instituto Unibanco realizam o Webinário Diálogo sobre o Plano de Ação no Circuito de Gestão. Com transmissão ao vivo pelo canal da […]

25/03/2022
-
3 min de leitura

Com transmissão ao vivo pelo YouTube, encontro faz parte das atividades do programa Jovem de Futuro

Na próxima segunda-feira (28), às 10h, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e o Instituto Unibanco realizam o Webinário Diálogo sobre o Plano de Ação no Circuito de Gestão. Com transmissão ao vivo pelo canal da Escola de Formação no YouTube, o encontro busca trazer uma reflexão sobre a qualidade esperada para o Plano de Ação, a partir de uma abordagem geral do planejamento da gestão escolar.

A iniciativa integra as atividades do programa Jovem de Futuro, no âmbito do Gestão Pela Aprendizagem. Implementada em Minas Gerais por meio da parceria entre a SEE-MG e o Instituto Unibanco, a iniciativa promove estratégias para a melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, sua permanência na escola e na redução das desigualdades educacionais, por meio da gestão da educação.

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Izabella Cavalcante Martins, destaca que o início do ano letivo é um momento propício para participação dos profissionais da educação em um webinário como esse, em especial depois de um período de quase dois anos de ensino remoto provocado pela pandemia da Covid-19. “Esse ano iniciamos as atividades de forma presencial desde o início do ano letivo e, neste momento, é necessário uma análise de quais desafios a escola precisa enfrentar e quais as melhores estratégias para garantir a aprendizagem dos estudantes e recuperação das perdas durante esse período de ensino remoto e para que não haja lacunas de aprendizagem significativas”.

Para o superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, o evento é um importante instrumento de apoio a gestores escolares e especialistas de educação básica no planejamento das atividades escolares em 2022. “Este webinário foi pensado para refletir sobre as melhores ações e estratégias para a elaboração dos Planos de Ação das escolas e destacar o papel fundamental desses profissionais pela melhoria da aprendizagem dos estudantes. A partir da troca durante o encontro, esperamos auxiliar os participantes na execução das atividades necessárias para superar os desafios deste ano”, explica.

Iniciativa
Desenvolvido pela SEE-MG, o programa Gestão pela Aprendizagem conta com a parceria do Instituto Unibanco na implementação do Jovem de Futuro, focado no combate à evasão escolar, redução das desigualdades educacionais e na melhoria da aprendizagem dos estudantes por meio da gestão.

Dividido em etapas, teve início em 2019, com a inclusão de 1.343 unidades de ensino de 24 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) no programa. Na segunda e atual fase, o Gestão pela Aprendizagem contempla 35 SREs, chegando ao total de 1.967 escolas beneficiadas. A previsão é de que todas as escolas de Ensino Médio da rede estadual de Minas Gerais sejam contempladas até 2024.

Além do webinário, as equipes de todas as 35 SREs integrantes do Jovem de Futuro participam frequentemente de encontros de formação e atualização sobre as etapas do Circuito de Gestão, metodologia utilizada para planejamento, execução, monitoramento e avaliação das ações de melhoria.