Secretaria de Educação reúne-se com a rede estadual da regional de Varginha

Encontro com diretores e inspetores une alinhamento de políticas educacionais da Secretaria e escuta da realidade das salas de aula

17/11/2023

Em Varginha, no Sul de Minas, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) completa a marca de 46 das 47 Superintendências Regionais de Ensino do estado vistoriadas pelo secretário da pasta, Igor de Alvarenga. A fase é de reta final para o cumprimento da meta da atual gestão de estabelecer um vínculo de proximidade com a realidade das escolas do estado por meio de encontros presenciais.

Entre os presentes, dezenas de gestores e inspetores escolares, além dos dirigentes da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Varginha, responsável pela coordenação das 109 escolas estaduais distribuídas em 28 municípios da região.

Foi um momento de escuta à rede estadual, alinhamento de ações e de abertura para questionamentos. “Este é um momento de ouvir, que é muito importante para que possamos aprimorar o trabalho de toda rede. Em pouco mais de um ano como secretário, já me reuni com quase todos os 3.425 diretores de escolas do Estado. Agora só falta a regional de Monte Carmelo, que pretendo ir ainda este ano”, disse o secretário Igor.

A importância da realização de avaliações do como Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a gestão dos recursos da Caixa Escolar e ações de avanços pedagógicos da SEE/MG estiveram entre os principais temas tratados no encontro.

Na ocasião, o secretário também visitou as instalações do Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga, onde conversou com estudantes e professores. “É um belo trabalho que está sendo feito aqui. O Conservatório tem uma importância cultural muito importante para a população, oferece diversas modalidades de cursos de instrumentos musicais e também Artes Plásticas para jovens, crianças, adultos e idosos”, comentou.

O momento de escuta também foi realizado na Escola Estadual Deputado Domingos de Figueiredo, onde conheceu o projeto de robótica desenvolvido pelos estudantes. O chefe da pasta também vistoriou as instalações da escola, contemplada pelo programa Mãos à Obra onde estão sendo investidos recursos de cerca R$ 2 milhões para melhorias na infraestrutura, como a reforma da quadra.