Secretária de Educação, Julia Sant’ Anna, cumpre agenda em Divinópolis para reunião técnica com diretores

Encontro ocorreu nesta sexta-feira (13/05), no auditório da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Divinópolis. A secretária também visitou a E.E. Monsenhor Domingos.

13/05/2022
-
4 min de leitura

Como forma de ajustar o trabalho técnico que envolve a gestão da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e estar em contato direto com os profissionais da rede estadual de ensino que fazem esse trabalho na ponta, a secretária Julia Sant’Anna vem realizando agendas em diversas regiões do Estado. Nesta sexta-feira (13/5), ela esteve em Divinópolis, no Centro Oeste Mineiro, para um encontro com a superintendente Regional de Ensino de Divinópolis, Luiza Coimbra, a equipe gestora da SRE  e os diretores das 123 escolas dos 30 municípios de abrangência da regional. A secretária também visitou a Escola Estadual Monsenhor Domingos, situada no bairro Santa Clara, onde foi recepcionada calorosamente pela equipe da unidade de ensino. 

Na reunião, foram abordados assuntos relativos ao processo de eleição de diretores, trabalhos desenvolvidos durante a pandemia, questionamentos relativos ao programa Trilhas de Futuro e EMTI (Ensino Médio em Tempo de Integral), além do reajuste e conquistas da folha salarial. O ponto alto da reunião ocorreu quando Julia abordou sobre os recursos para mobiliário e equipamentos e os diretores aplaudiram como forma de demonstração de satisfação. As escolas da SRE Divinópolis receberam um investimento de mais de R$21 milhões destinado à compra de mobiliários e equipamentos diversos. Além disso, o investimento total na SRE Divinópolis para a aquisição de conjuntos/carteiras escolares para as salas de aula foi de cerca de R$10 milhões. 

Julia aproveitou o momento para parabenizar o trabalho dos diretores de escolas no período restritivo da pandemia da Covid-19, quando as escolas estiveram fechadas, mas houve o esforço para que todos os itens do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP) fossem bem executados. Ela pontuou sobre a pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) na qual aponta, por estudo comparativo e avaliação, que o estado de Minas Gerais figurou entre os três melhores do Brasil no desenvolvimento do ensino remoto. Minas alcançou nota 5,83 enquanto a média nacional ficou em 2,38. “Minas Gerais está entre os três estados que desenvolveu o melhor programa de ensino remoto durante a pandemia. Quem entregou o PET (Plano de Ensino Tutorado)? Muito obrigada e parabéns”, disse Julia aos diretores.

Escola Estadual Monsenhor Domingos mostra superação

Embora não seja a maior da região, a E.E. Monsenhor Domingos tem motivos de sobra para se orgulhar e mostrar à secretária de Educação, Julia Sant´Anna. É que a unidade de ensino possui o quinto maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da região, com 5.3 no ensino médio, acima da média regional e estadual.

Mas, nem sempre foi assim. Em 2017, por exemplo, a escola registrou 3.9 pontos nas turmas de ensino médio, no índice que mede a qualidade da educação no Estado. Por trás desta evolução, estão ações que ajudaram a frear o abandono escolar e a criação de um espaço multiuso para aulas a céu aberto, onde a secretária Julia Sant’Anna foi recebida para um café ao som de uma apresentação de violino. “A principal importância é fazer com que o aluno se sinta acolhido pela escola e que ela possa ser um ambiente de suporte nas esferas emocional, pedagógica, social”, disse com orgulho a diretora da unidade de ensino, Ângela Soares Garcia.  

Os estudantes da Monsenhor Domingos também vêm se destacando no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No ano passado, dois alunos alcançaram notas acima de 900 na redação. “A partir do momento em que temos um índice de evasão baixo e um índice de frequência alta, nós temos os alunos dentro das salas de aula. Então, temos a possibilidade de identificar as lacunas e buscar ferramentas para sanar as dificuldades pedagógicas”, conclui a diretora da escola.