Secretaria de Educação inova ao promover roda de conversa com estudantes da rede estadual

Primeira ação aconteceu em Carmo de Minas, no Sul do estado, região em que secretário inaugurou quadra poliesportiva em Itajubá

04/04/2024

Seguindo a meta de estar mais próxima da rede de ensino estadual, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou a primeira roda de conversa entre o secretário de Educação, Igor de Alvarenga, e estudantes matriculados na rede pública, na segunda-feira (1).

Foi o primeiro encontro da iniciativa inovadora que vai acontecer em várias regiões do estado, buscando ouvir as principais demandas e sugestões dos estudantes para aprimorar a qualidade do sistema de ensino mineiro. O local escolhido para a roda de conversa foi a Escola Estadual Professor Guedes Fernandes, em Carmo de Minas, no Sul do estado.

Estiveram presentes cerca de 40 estudantes das 32 turmas de Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI), distribuídos nas 21 cidades que compõem a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Itajubá. A novidade marca uma nova etapa da SEE/MG, que completou no ano passado visita às 47 SRE’s do estado, conversando com todos os diretores da rede.

“Conversei com todos os superintendentes e todos os diretores de escolas de Minas Gerais. Agora queremos conversar com os estudantes porque são eles que estão se alimentando nas escolas e que estão dentro das salas de aula e, portanto, que sabem das dificuldades e daquilo que melhorou nos últimos anos”, disse o secretário de Educação, Igor de Alvarenga.

Durante as duas horas de conversa, os estudantes puderam dirigir seus pedidos e elogios diretamente ao secretário da pasta. Alimentação escolar, transporte, infraestrutura das escolas e disciplinas que integram a grade curricular estiveram entre os temas levantados.

Considerando que os participantes cursam o ensino médio, o secretário também focou no futuro dos estudantes abordando as ofertas do Trilhas de Futuro, os cursos profissionalizantes nas escolas de tempo integral, a preparação para o Enem com a plataforma digital Estudo Play e o programa Pé-de-Meia, aderido pela SEE/MG. “Agarrem todas as oportunidades. Esse é o momento”, disse.

“Achei muito importante ele ter vindo aqui para a gente poder dar a nossa opinião, falar como está nossa escola, a merenda, a infraestrutura. Me agradou muito o interesse dele em querer realmente entender os alunos. Me senti acolhida e ouvida”, compartilhou Mariana Barbosa, de 15 anos, que cursa o 1º ano do EMTI da Escola Estadual Antônio Eufrásio de Toledo, em Paraisópolis.

Para Kauan Roger da Silva, de 17 anos, é importante que a ação estenda-se para ouvir colegas de todo o estado. “Foi uma experiência única porque ele ouviu o que os estudantes têm a dizer sobre a escola. Acho que se essa roda de conversa continuar vai ser muito bom para os futuros alunos”, disse o jovem que cursa o 3º ano do EMTI na E.E. Antônio Carlos, em Conceição das Pedras.

Entrega de quadra poliesportiva em Itajubá

A cerca de 65 km de Carmo de Minas, o secretário de Educação também esteve presente em Itajubá para a inauguração da quadra poliesportiva da E.E. Professor Antônio Rodrigues de Oliveira, na terça-feira (2). A obra iniciada em 2011 com recursos federais, estava parada há 13 anos.

A obra foi retomada no ano passado pela SEE/MG e concluída em março deste ano com investimentos de R$ 255,3 mil do Governo de Minas Gerais e R$ 115,3 mil do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Essa quadra para nós é um sonho realizado, uma conquista de muito tempo que parou porque não tinha verba”, comemorou o diretor da unidade de ensino, Gilberley dos Santos.

Além de beneficiar diretamente cerca de 300 estudantes matriculados, o espaço de lazer também vai contemplar a comunidade ao redor da escola, que não possuía nenhuma quadra construída na região. “Essa é uma das 8 quadras que vão ser entregues em escolas estaduais da SRE de Itajubá”, informou o secretário.