Confira o resultado para a etapa nacional do programa Parlamento Jovem Brasileiro

Entre 3 mil inscritos, 27 estudantes foram escolhidos como jovens deputados

21/11/2023
-
2 min de leitura

A Câmara dos Deputados divulgou a lista dos estudantes selecionados como jovens deputados na 18ª edição do programa Parlamento Jovem Brasil (PJB). Para esta edição o tema escolhido foi “A Educação que queremos”, em que os candidatos trabalharam aspectos da pergunta central “O que é importante transformar na educação?”. Os 27 estudantes selecionados, de cada ente federativo, participarão da última etapa em Brasília, com realização prevista entre os dias 5 a 7 de dezembro. Mateus Silva Damasceno, do Instituto Federal de Minas Gerais, de Ponte Nova, cidade da Zona da Mata, foi o escolhido para representar o Estado de Minas Gerais. 

Seguindo o regulamento, as Secretarias Estaduais de Educação escolheram os discursos mais adequados como fase de pré-seleção dos autores dos respectivos textos para participar da eleição.

Após serem escolhidos pelas Secretarias Estaduais de Educação (pré-seleção), os estudantes gravaram um discurso em vídeo, divulgado no portal de votação online do PBJ. A seleção final contou com a votação de especialistas, de jovens participantes do programa e da comunidade escolar para a escolha de 27 representantes.

A terceira e última etapa é nacional, momento em que os vencedores terão uma vivência em Brasília, atuando como jovens deputados, o que culminará na construção coletiva da Carta do PJB à Câmara dos Deputados, que dará voz aos demais jovens, das localidades de onde os jovens deputados vêm. 

Confira todos os selecionados aqui

Sobre o Parlamento Jovem

O PBJ é um programa de educação para a democracia, realizado pela Câmara dos Deputados, que busca levar para a sociedade o olhar da juventude sobre as questões que os rodeiam e importam para eles. O objetivo é oferecer a jovens estudantes do ensino médio da rede pública de ensino uma experiência de aprendizagem sobre política, democracia, cidadania e o papel do Poder Legislativo.