Secretaria de Educação de Minas inicia aplicação da avaliação diagnóstica e segunda fase do Projeto Socioemocional

Cerca de 1,6 milhão de estudantes da rede estadual de ensino participam da avaliação diagnóstica e 550 mil responderão ao questionário socioemocional

04/03/2024
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Começa nesta segunda-feira (4/3), na rede estadual de ensino, a Avaliação Diagnóstica e a aplicação do Questionário Socioemocional, que faz parte da segunda etapa do Projeto Socioemocional, implementado em fevereiro deste ano, pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A Avaliação Diagnóstica, em formato digital e impresso, será aplicada até o dia 15 de março para os cerca de 1,6 milhão de estudantes das escolas estaduais de Minas. 

O lançamento das respostas dos estudantes, na aplicação impressa, será disponibilizado no endereço do Portal Simave, neste link, ou pelo aplicativo leitor de respostas, a partir dia 04/3 até às 17h do dia 19/3.  

Este exame, que abrange todas as áreas de conhecimento, é destinado aos estudantes matriculados nas turmas regulares do 2° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de Correção de Fluxo. 

Já o questionário socioemocional, em formato digital, que irá ouvir os estudantes do 6º, 8º ensino fundamental e 2º ensino médio, se estenderá até o dia 22/3. Este questionário é a segunda fase do projeto socioemocional, que no mês de fevereiro, ouviu gestores, professores e estudantes das unidades estaduais, por meio da pesquisa de avaliação do clima escolar. 

Apoio aos docentes no planejamento

Realizada no início do ano letivo, o objetivo desta avaliação diagnóstica é verificar o conhecimento prévio dos estudantes, permitindo aos professores e especialistas revisar o planejamento e adequar as estratégias de ensino às necessidades das turmas e dos estudantes. 

De acordo com a superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Graziela Trindade, o exame permite identificar as lacunas de aprendizagem dos estudantes, considerando as habilidades adquiridas no ano anterior. 

“Essa avaliação proporciona aos professores e gestores da escola, a capacidade de identificar quais conhecimentos e habilidades ainda não foram plenamente assimilados pelos estudantes. O teste subsidia os educadores informações que possibilitam um planejamento mais claro e fundamentado em suas ações e práticas pedagógicas, considerando habilidades e competências consolidadas pelos estudantes, para assegurar que os estudantes alcancem o nível de aprendizagem desejado”, revelou Graziela Trindade. 

Cadernos da Avaliação Diagnóstica

A Avaliação Diagnóstica 2024 conta com oito tipos de cadernos de testes, distribuídos entre as escolas participantes. Os cadernos são compostos por itens/questões de múltipla escolha e dispostos na prova com graus de dificuldade diferenciados entre fácil, médio e difícil. As turmas de Educação de Jovens e Adultos/EJA estão sendo avaliadas conforme as habilidades-foco, estabelecidas no Caderno Pedagógico da EJA, com conteúdos específicos para os períodos. A matriz de referência da Avaliação Diagnóstica foi construída com base nos Planos de Curso da rede estadual de ensino. 

Rede Municipal 

A SEE/MG reforça que as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) irão  disponibilizar os cadernos de teste às Secretarias Municipais que manifestarem, por meio de Ofício, interesse em aplicá-los em suas escolas. Para isso, será disponibilizado o modelo determinado para a Superintendência Regional dos cadernos para aplicação impressa. Posteriormente, a SRE encaminhará os ofícios das Secretarias Municipais para registro e controle do Órgão Central. 

Questionário Socioemocional

Em conjunto com a Avaliação Diagnóstica, a SEE/MG irá aplicar na rede estadual, o questionário socioemocional, em formato digital, entre os dias 4 a 22 de março. O público-alvo são estudantes do 6° e 8° anos do Ensino Fundamental e do 2° ano do Ensino Médio das escolas públicas estaduais. A pesquisa é composta por cerca de 120 questões que tem por objetivo identificar e analisar as características socioemocionais dos indivíduos, abrangendo emoções, atitudes, valores e habilidades sociais.  

As respostas coletadas por meio do questionário serão utilizadas para orientar o planejamento de intervenções voltadas ao Projeto Socioemocional, bem como para avaliar a eficácia dessas intervenções. A primeira pesquisa para avaliar o clima escolar foi realizada de 9 a 29 de fevereiro. 

Etapas Projeto Socioemocional

Após a aplicação deste questionário, a Secretaria fará análise dos dados que irão contribuir para direcionar as ações do Projeto Socioemocional, com proposta de formação e outras ações pedagógicas para o desenvolvimento das competências socioemocionais priorizando a autogestão, autocuidado, autoconhecimento, empatia e cooperação, e autonomia.

Outra ação prevista que será realizada posteriormente, é a formação da equipe pedagógica. A partir desta formação, será realizado o acompanhamento de ações para a melhoria do clima escolar e do convívio entre estudantes.

Sobre o projeto Socioemocional

Lançado neste ano, é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais,  proposto pela Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, para o acompanhamento de ações de ensino-aprendizagem, voltadas para a melhoria do convívio entre estudantes, reduzindo situações como o bullying e a violência dentro da escola, para fomentar o diálogo, o respeito, a empatia, a inclusão e a amizade, voltadas para a melhoria do clima escolar.