Renalfa avança em Minas e Educação alinha novos passos na colaboração com municípios para alfabetização de crianças

Os 853 municípios mineiros já aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e seguem para etapa de formação

21/09/2023

Live promovida pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), na quarta-feira (20/9), concretizou o avanço da  Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Renalfa) em Minas Gerais com a adesão de 100% dos 853 municípios ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), programa criado pelo  Ministério da Educação (MEC).

Um resultado da parceria entre a SEE e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG) para garantia do êxito do regime de colaboração da União com os estados e municípios para alcançar a meta de alfabetizar todas as crianças brasileiras até o final do 2° ano do Ensino Fundamental.

O encontro online contou com as participações de Igor de Alvarenga, secretário de Estado de Educação, Geniana Faria, secretária adjunta da SEE/MG, Ednamar Assunção, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG) e Suely Duque, diretora executiva da União, além de superintendentes da Educação.

O secretário de Estado  Educação, Igor de Alvarenga, reforçou a necessidade de atenção dos secretários municipais para a conclusão dos próximos passos do CNCA: a adesão ao Plano de Ações do Território Estadual (PATE), documento construído pela SEE, com a Undime-MG, após consulta aos municípios e disponibilizado no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec), até 29 de setembro.

“Tenho certeza que o Renalfa vai ser um sucesso aqui em Minas porque nós contamos com os secretários municipais de Educação aderindo ao PATE, desenhado junto com a Undime e os servidores da rede municipal e da estadual, para formação e apoio aos municípios”, disse Igor.

A Escola de Formação de Minas Gerais entra em ação para formação pedagógica alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que já é garantido a todo estado por meio do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG). Para conduzir o processo, cada município deve indicar um articulador que conheça a educação local para conduzir as formações e o repasse das avaliações do CNCA.

“Vários fatores influenciam na garantia de alfabetizar uma criança na idade certa e já viemos nesse movimento há algum tempo. Começamos a estruturar uma educação de qualidade em Minas por meio da construção do Currículo Referência de forma colaborativa com os municípios, como fizemos o currículo da educação infantil e do ensino fundamental”, completou a secretária adjunta Geniana Faria.

Ednamar Assunção, presidente da Undime-MG, ressaltou o papel da Undime no cumprimento do CNCA. A gente sabe o peso que a Undime tem no papel de fazer acontecer o Renalfa, a importância de alfabetizar nossas crianças até o 2º ano e o potencial do Estado. O que nos deixa tão tranquilos aqui em Minas é saber que a Escola de Formação de Minas Gerais tem pleno potencial para formá-los”, disse.  “Que o Renalfa seja abraçado e acolhido para uma execução séria e responsável por cada dirigente municipal de educação”, pediu Suely Duque, diretora executiva da Undime-MG.

O passo a passo para adesão ao PATE no Simec e outras dúvidas podem ser conferidas na live disponível no canal Estúdio Educação