Redação selecionada para representar Minas Gerais no programa Jovem Senador é de aluna de Pará de Minas

Os 27 alunos selecionados pelo programa irão à Brasília e vivenciarão a experiência de serem senadores

09/05/2022
-
3 min de leitura

Foi divulgado, na última sexta-feira (06/05), o resultado que definiu a redação selecionada para representar Minas Gerais no programa “Jovem Senador”. Dentre os 117 textos apresentados, foi a redação da Ana Luiza Neri Valadares, de 15 anos, aluna do Ensino Médio em Tempo Integral da Escola Estadual Manoel Batista, em Pará de Minas, no Centro-Oeste mineiro, a escolhida para representar Minas Gerais no Senado Nacional.

Neste ano, o tema do programa foi os “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”. Na primeira etapa, foram classificadas três redações enviadas pelas Secretarias de Educação de cada estado e do Distrito Federal. 

Em Minas Gerais, além de Ana Luiza, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) havia selecionado os textos de Maria Eduarda Ferraz, da Escola Estadual Caliméria Silveira, em Ibitiúra de Minas, e de Rhubya de Pádua Costa Silva, da Escola Estadual Professor Francisco de Paula Rebelo Horta, em Piumhi. Após análise da comissão julgadora, que foi formada por servidores de diferentes áreas do Senado, os textos passaram por uma outra comissão, que escolheu as 27 redações vencedoras. Confira aqui!

A redação de Ana Luiza foi produzida com o acompanhamento da professora orientadora Verônica Vitória de Oliveira Silva. O projeto Jovem Senador é uma iniciativa do Senado Federal e conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

Experiência no Senado Federal

Todos os 27 alunos selecionados terão a experiência de ir à Brasília para vivenciar a experiência de ser parlamentar, discutindo e apresentando projetos nas comissões temáticas e no Plenário. A viagem está prevista para o dia 27 de junho e todos os alunos estarão acompanhados dos professores orientadores.

A idade dos alunos selecionados varia entre 14 a 18 anos. O 3º ano do ensino médio é a etapa de ensino com mais estudantes contemplados, com 16 dos 27 vencedores. Mais da metade das redações escolhidas foram de jovens do sexo feminino. Vinte e duas redações selecionadas vieram de cidades do interior.

Desde o início do Jovem Senador, foram apresentadas mais de 50 sugestões, das quais 41 foram aceitas como projetos de lei do Senado e duas como propostas de emenda à Constituição.