Psicólogos e assistentes sociais da rede estadual participam de curso sobre educação democrática e inclusiva

A iniciativa é uma parceria entre a SEE e a Defensoria Pública

11/04/2023
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Com o foco em uma educação mais inclusiva, combater a violência e difundir a cultura de paz nas escolas, psicólogos e assistentes sociais que atuam nos Núcleos de Acolhimento Educacional (NAEs) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) irão participar do curso “Educação Democrática e Inclusiva através da Comunicação Não-Violenta na Construção da Mediação Escolar” do projeto de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc). As capacitações do projeto, que é uma parceria firmada entre a SEE/MG com a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), se iniciam nesta quarta-feira (12/4) e contará com cerca de 440 profissionais da rede estadual de ensino.  

As aulas serão ministradas, em formato virtual, pela defensora pública e coordenadora do Mesc, Francis Coutinho. O curso é uma das metas do Termo de Cooperação Técnica (TCT) firmado pela DPMG e pela SEE/MG, e tem apoio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep).

A diretora de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais (DMTE) da SEE/MG, Patricia Aragão, destaca a relevância da capacitação para o cotidiano escolar. “A formação em comunicação não-violenta é uma ação importante para rede estadual de ensino e tem como propósito fortalecer a promoção de uma escola acolhedora, em que o ambiente seja permeado por uma convivência democrática, pautado no diálogo e no respeito às diferenças”, afirma.

Parceria

A parceria entre a SEE/MG e a DPMG já capacitou representantes da Diretoria de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais (DMTE) e analistas educacionais das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). A colaboração entre as entidades acontece desde 2012. 

Esta etapa da formação tem ênfase na Comunicação Não-Violenta como instrumento para melhorar o diálogo entre os atores da escola e construir a paz coletivamente, instrumentalizando os profissionais para lidar com os conflitos escolares.