Promoção da cultura da paz marca sábado letivo da rede estadual

Clima junino e mensagens de paz estiveram entre as ações

21/06/2023

Foi em clima mágico, envolvendo música, cinema e muita dedicação que a Escola Estadual Prefeito Zico Paiva, em Sete Lagoas, abriu as portas no último sábado (17/6), data prevista no Calendário Escolar de 2023 da rede de ensino estadual como dia letivo. A unidade escolar não foi a única, as datas são necessárias para cumprimento da carga horária obrigatória. Neste ano, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) orientou que as escolas promovessem interações de fortalecimento da convivência no ambiente escolar em continuidade às ações que vêm sendo promovidas desde abril com foco na cultura da paz.

Atendendo à orientação, Denes Abreu, diretor da Escola Estadual Prefeito Zico Paiva, idealizou a “Fábrica dos Sonhos”, uma ideia que surgiu quando o gestor escolar buscava inspirar estudantes do turno noturno a buscarem seus sonhos e construir caminhos para o mercado de trabalho.

“Veio a ideia desse projeto e envolvemos toda a escola, que possui 50 turmas, para dançar em uma dinâmica de cinema, que traz essa ideia de construção de sonhos e de realizações. Isso foi importante porque uniu os quase 1.500 alunos da nossa unidade de ensino durante o sábado letivo e foi muito importante para o desenvolvimento acadêmico”, destaca o diretor, que estima a presença de mais de 2 mil pessoas socializando no ambiente escolar.

O projeto, que seguiu as diretrizes do Novo Ensino Médio (NEM), envolveu a mobilização de professores, pedagogos e coordenadores. No total, foram 16 apresentações de clássicos do cinema como “O Rei Leão” e “Grease” e novidades como “Moama” e “Wakanda”.

“Tivemos várias danças, um palco bonito e dançar também foi muito legal. Por mim, teríamos mais”, diz Paulo Gabriel, estudante do 5º ano do ensino fundamental, que se apresentou com os colegas ao som da trilha sonora de Madagascar.

Também de Sete Lagoas, a Escola Estadual Doutor Avelar uniu o clima junino do mês com a promoção da cultura da paz e criou o “Arraiá do Doutô Avelar – Festejando a Paz”. “O tema foi a música de abertura, Imagine de John Lennon, e dizeres de paz, respeito e amizade durante todo o evento e antes de cada apresentação. Alunos e famílias compareceram à escola em um ambiente de harmonia e união”, detalha Fabiana França, gestora escolar da unidade de ensino.

Disseminar a paz também foi o norteador das ações na Escola Estadual Padre Mestre Corrêa, em Barbacena, e na Escola Estadual Padre Egydio Reis, em Senhora dos Remédios, que envolveram danças, teatro, jogos, exposição e confecção de trabalhos, como cartazes e mosaicos.

“Visando a promoção da Cultura da Paz, as escolas estaduais da regional de Barbacena desenvolveram atividades diferenciadas, com a participação da equipe gestora, alunos de todos os níveis e modalidades de ensino, professores e comunidade escolar. A ação fortaleceu os laços de todos com a escola promovendo um ambiente de respeito, acolhimento e paz”, comemora Patrícia Lima, Superintendente da Regional de Ensino de Barbacena.