Programa Jovem Senador 2022 recebe inscrições até 18 de março

Iniciativa do Senado Federal selecionará, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais de todo o país Escolas públicas estaduais que ofertam o ensino médio têm até o dia 18 de março para enviarem às secretarias estaduais de Educação as redações dos estudantes que vão concorrer a […]

08/03/2022

Escolas públicas estaduais que ofertam o ensino médio têm até o dia 18 de março para enviarem às secretarias estaduais de Educação as redações dos estudantes que vão concorrer a uma vaga no programa Jovem Senador 2022. A iniciativa é realizada pelo Senado Federal, que selecionará 27 estudantes de todo o país.

Apenas alunos de escolas públicas estaduais podem concorrer a uma vaga no Programa Jovem Senador. Eles devem ter, no máximo 21 anos, e estar matriculados no ensino médio, em tempo parcial ou integral, nas modalidades regular, profissional técnico integrado, especial, indígena ou educação de jovens e adultos (EJA). Estudantes de escolas militares e escolas técnicas podem participar, desde que essas escolas façam parte da rede de ensino das secretarias estaduais de educação. O regulamento, a ficha de inscrição e a folha de redação podem ser acessados em www12.senado.leg.br/jovemsenador.

Em Minas Gerais, para participar, a escola deverá promover um concurso de Redação interno sobre o tema “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”, selecionar a melhor redação e enviar, juntamente com a ficha de inscrição devidamente preenchida, via formulário eletrônico para Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Serão consideradas válidas as inscrições enviadas até às 23 horas e 59 minutos do dia 18 de março de 2022. Um memorando com orientações para a participação no programa foi encaminhado a todas as unidades de ensino.

A SEE/MG constituirá uma banca avaliadora para a seleção e as três redações melhor classificadas irão representar o Estado na etapa nacional. As comissões julgadoras do Senado Federal irão classificar os textos de cada Estado e do Distrito Federal e também definirão o 1º, 2º e 3º melhor colocados, os vencedores nacionais.

Os autores dos textos vencedores participam da Semana de Vivência Legislativa, durante a qual exercerão o mandato de jovens senadores e senadoras, discutindo e votando projetos que podem virar lei.

O Jovem Senador é promovido anualmente pelo Senado Federal e visa proporcionar aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil, promovendo a reflexão sobre o exercício da cidadania.