Profissionais que atuam no Projeto de Vida com as turmas do EMTI participam de formação

Até o dia 18 de junho serão capacitados quase 1200 professores e coordenadores gerais Ao concluir o ensino médio, o jovem se depara com muitas questões. A possibilidade de fazer faculdade, se vai ingressar no mercado de trabalho ou até mesmo a realização de uma viagem são algumas delas. No componente curricular “Projeto de Vida”, […]

29/04/2022
-
3 min de leitura

Até o dia 18 de junho serão capacitados quase 1200 professores e coordenadores gerais

Ao concluir o ensino médio, o jovem se depara com muitas questões. A possibilidade de fazer faculdade, se vai ingressar no mercado de trabalho ou até mesmo a realização de uma viagem são algumas delas. No componente curricular “Projeto de Vida”, ministrado para as turmas do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), o professor conhece os sonhos dos alunos e os ajuda a pensar sobre quais são suas possibilidades para concretizar seus objetivos. Para auxiliar o estudante nesse caminho, que é trilhado ao longo dos três anos do ensino médio, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está realizando uma formação com 1175 profissionais responsáveis pelas aulas de Projeto de Vida nas escolas estaduais.

A formação é voltada para professores que estão ministrando pela primeira vez o componente curricular e para os coordenadores gerais do EMTI. Nela, eles discutem sobre como entender o sonho dos alunos, estratégias que podem ser implementadas para orientar o estudante a traçar suas metas, entre outros. A formação tem carga horária de 16 horas, dividida em dois dias de 8 horas cada.

A coordenadora do Ensino Médio em Tempo Integral na SEE/MG, Claúdia Maria da Silva Lobo, fala sobre a importância da capacitação. “A formação em Projeto de Vida garantirá que nossos professores desenvolvam a metodologia assegurando que os jovens reflitam sobre seus sonhos, suas perspectivas de futuro dentro das dimensões social, pessoal e profissional. Além disso, permitirá a compreensão do trabalho com Projeto de Vida como componente curricular e como centralidade do modelo pedagógico desenvolvido no Ensino Médio em Tempo Integral”, destaca.

As formações tiveram início no dia 25 de maio e vão até o dia 18 de Junho. Elas são realizadas pelas equipes das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e acompanhadas pela equipe do EMTI do órgão central da SEE/MG.

EMTI em Minas
Para o ano letivo de 2022, a Secretaria deu o maior salto da sua história no número de unidades de ensino que ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral e no número de vagas. São 601 escolas, sendo 210 novas unidades que se juntam às atuais 391 que já disponibilizam o EMTI. Com um total de 97 mil vagas na modalidade.

Para conhecer um pouco mais sobre o EMTI e escolas que ofertam a iniciativa no estado, é só acessar o endereço eletrônico querointegral.com.br/mg.