Professores da rede estadual de ensino já podem acessar os Cadernos MAPA do 2º bimestre

Objetivo do material é servir como apoio pedagógico e auxiliar os professores da rede estadual no desenvolvimento de suas aulas

Atenção, professores! Os Cadernos do Material de Apoio Pedagógico para Aprendizagens (MAPA) do 2º bimestre de 2024 já estão disponíveis. Desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), esses materiais são recursos educacionais projetados para auxiliar os professores da rede estadual de ensino no planejamento e desenvolvimento de suas aulas, visando aprimorar a qualidade do ensino oferecido aos estudantes.

Os Cadernos MAPA consistem em propostas de sequências didáticas alinhadas com as competências do Currículo Referência Minas Gerais (CRMG). Desenvolvidos com base nas habilidades previstas para cada bimestre, esses materiais são disponibilizados a cada bimestre letivo para todos os níveis de ensino da Educação Básica.

Essa ferramenta faz parte do Material de Apoio Pedagógico para Aprendizagens de Minas Gerais (MAPA-MG), um conjunto de materiais elaborados pela Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG. O MAPA-MG inclui, além dos Cadernos MAPA, o Currículo Referência de Minas Gerais, o Plano de Curso, o Jornal Lupa, o Se Liga na Educação e o Plano de Aula do Professor.

Para acessá-los, clique aqui

Componentes curriculares

O Caderno aborda os diversos componentes curriculares e, para facilitar a leitura e manuseio, foi organizado de forma linear. Contudo, ao implementá-lo em sala de aula, o professor poderá recorrer aos planejamentos de forma não sequencial, atendendo às necessidades pedagógicas dos estudantes.

No ensino médio, o material é dividido em Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no ensino fundamental, nos anos iniciais, os Cadernos são divididos em Ciclo de Alfabetização e Ciclo Complementar. Nos anos finais, são trabalhados os componentes de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Língua Inglesa, Arte, Educação Física e Ensino Religioso.