Professores da rede estadual de ensino já podem acessar a 39ª edição do Jornal Lupa

Material contém conteúdos sobre clima, história, educação, ciência e curiosidades

12/04/2024
-
2 min de leitura

Professores e estudantes da rede estadual já podem acessar a mais recente edição do Jornal Lupa, elaborado para apoiar as atividades ao longo do processo educacional. Disponibilizado nesta sexta-feira (12/4) pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), a 39ª edição do Jornal aborda temas abrangentes como clima, história, educação, ciência e curiosidades, buscando enriquecer o aprendizado. 

O Jornal Lupa faz parte do Material de Apoio Pedagógico de Aprendizagem (Mapa), uma iniciativa da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG. Além do Jornal Lupa, o Mapa-MG inclui outros recursos como os Planos de Curso, Cadernos Mapa e o Programa de Aulas Se Liga na Educação.

Clique aqui para acessar a nova edição. 

Jornal Lupa

O Jornal Lupa enriquece a experiência dos Cadernos Mapa ao diversificar os gêneros e tipos de textos explorados. Distribuído a cada duas semanas, este recurso combina uma edição do Jornal com um Caderno de atividades. O conteúdo do caderno é elaborado com base nos jornais anteriores, oferecendo apoio e reforço às competências delineadas no Plano de Curso, alinhado ao Currículo Referência Minas Gerais (CRMG).

O material é uma excelente ferramenta para introduzir os estudantes ao universo dos gêneros textuais. Por meio da leitura de notícias, reportagens, crônicas, entrevistas e outros formatos presentes no jornal, os alunos podem ampliar suas habilidades de leitura e interpretação, além de desenvolver a capacidade de produzir textos em diferentes estilos. Utilizando o jornal como recurso didático, os professores podem explorar uma variedade de atividades em sala de aula, incluindo análise de notícias, produção de reportagens, debates, discussões, interpretação e criação de tirinhas e charges.