Primeira Avaliação Trimestral começa a ser aplicada para os alunos da rede estadual de ensino

As provas poderão ser realizadas até o dia 8 de julho de forma online, através do aplicativo Conexão Escola 3.0 e web, ou de forma impressa.

22/06/2022

Para analisar o nível de aprendizagem dos estudantes, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) iniciou a aplicação da Primeira Avaliação Trimestral de 2022. Os estudantes da rede pública estadual de ensino terão até o dia 8 de julho para realizar os testes. Serão avaliados os estudantes a partir do 2º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio do ensino regular, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de correção de fluxo da rede estadual.

A realização da prova pode ser de forma online ou impressa. Na aplicação online, os estudantes têm acesso aos cadernos de prova por meio do aplicativo Conexão Escola 3.0 ou via web. Para a aplicação impressa, os cadernos de teste foram disponibilizados para as escolas realizarem o download e impressão através do Portal SIMAVE.

Os resultados da Primeira Avaliação Trimestral de 2022 ajudarão a fornecer subsídios ao professor para constatar se os objetivos de ensino estabelecidos foram atingidos. Além disso, a intenção da SEE/MG também é levantar dados para que se possa realizar um trabalho de recuperação de eventuais defasagens e garantir que o conteúdo possa ser assimilado dentro do ano letivo corrente.

Plano de ação

A partir dos resultados, será disponibilizado um plano individual de estudos para o estudante, com as indicações do conteúdo que deve receber mais atenção e qual o material pode ser usado pelo estudante para cumprir o objetivo. Os resultados serão compartilhados também com os professores e diretores. Para os estudantes que realizam os testes de maneira impressa, após o recolhimento das avaliações, os professores deverão orientar quanto ao aprofundamento de seus estudos.

A Primeira Avaliação Trimestral deverá ser feita sem consulta. Assim, será possível ter um diagnóstico mais fiel da realidade de cada estudante da rede. Além disso, a participação também conta para o Prêmio Escola Transformação, que pode render premiação em dinheiro para a escola.