Parceria entre Emater e SEE beneficia escolas e agricultores familiares

Parceria visa comercialização de alimentos para Programa Nacional de Alimentação Escolar

13/12/2022
-
5 min de leitura

Mais de 3 mil escolas estaduais e 15 mil agricultores beneficiados. Esse é o balanço final do contrato assinado, em novembro de 2021, entre a Emater-MG e a Secretaria Estadual da Educação de Minas Gerais (SEE). Com duração de um ano, a parceria teve como objetivo ampliar a oferta e melhorar a qualidade dos alimentos da agricultura familiar, comercializados nas escolas. Pelo contrato, a Emater-MG orientou e capacitou os agricultores familiares para participarem do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e prestou assistência técnica para a implantação de hortas escolares.   

  “O trabalho conjunto com a SEE demonstra o empenho da Emater-MG em fortalecer cada vez mais a agricultura familiar, levando assistência técnica de qualidade aos assistidos e a oportunidade de comercializarem produtos por meio do Pnae, gerando renda e oferecendo alimentos saudáveis às escolas”, diz o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia. 

A empresa elaborou diagnósticos por município, contendo os produtos  de interesse da alimentação escolar, os quantitativos e época de produção. O levantamento foi enviado às escolas estaduais e às Superintendências Regionais de Ensino (SREs). A Emater também realizou seminários virtuais e reuniões presenciais, envolvendo as superintendências e os agricultores. Além disso, os extensionistas da empresa prestaram assistência técnica aos produtores interessados em comercializar produtos, por meio do Pnae.  

“É importante ressaltar que a aquisição de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar traz benefícios nutricionais para a população escolar da rede estadual, que terá acesso a alimentos frescos e saudáveis, produzidos nos municípios. Destacam-se também os benefícios sociais da aplicação de recursos financeiros de políticas públicas federais e estaduais no desenvolvimento do setor agropecuário, fortalecendo a economia local”, afirma a coordenadora técnica estadual da Emater-MG, Ana Luiza Resende.  

Destaque

A unidade regional de Governador Valadares, região Leste de Minas Gerais, superou as metas referentes ao contrato entre a Emater e a Secretaria de Estado da Educação. De um total de 2.754 atividades previstas, a unidade regional realizou 2.794. As atividades estão inseridas nos seguintes projetos: 1- apoio ao planejamento e execução das chamadas unificadas ou coletivas das escolas estaduais; 2 – apoio à produção de alimentos e comercialização da agricultura familiar para o fornecimento às escolas da rede estadual de ensino; 3- apoio ao desenvolvimento de agroindústrias da agricultura familiar e 4 – educação alimentar nas escolas. 

 A regional de Governador Valadares presta atendimento a 29 municípios. Todos foram beneficiados pelo contrato com a SEE. No primeiro projeto, por exemplo, a unidade regional elaborou mapas semestrais, por município, informando os produtos, quantidades e época de produção. Foram realizadas quatro reuniões virtuais, com a participação de 70 pessoas em cada uma delas. Com relação ao projeto dois, foram 25 reuniões presenciais, com 30 participantes por encontro, e dois cursos de Organização e Mercado, abrangendo as temáticas de associativismo, cooperativismo, produção, formalização e gestão de negócios. Ao todo, a unidade regional prestou atendimento a 500 escolas. 

“Por meio do trabalho colaborativo de todos os profissionais da regional e dos agricultores familiares na região chegamos a um resultado que beneficia diretamente os municípios e alunos das escolas públicas ”, disse o gerente da unidade regional da Emater-MG em Governador Valadares, Ademar Pires. 

No município de Capitão Andrade, a presidente da Associação de Agricultores Familiares do Córrego do Macuco, Maria Elza Marculino, reforça a importância da Emater na realização do Pnae. Ela destaca a atuação dos extensionistas desde a produção dos alimentos até a entrega nas escolas. Também lembra da importância do projeto para a economia local de Capitão Andrade. “É bom para nós e para o município, pois o dinheiro gira dentro da própria região”, finalizou Maria Elza. 

Na unidade regional de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, o município de Resende Costa também é beneficiado com a parceria entre a Emater-MG e a SEE. Em outubro deste ano, foi implantado na Escola Estadual Assis Resende o Projeto Horta na Escola. Por meio da iniciativa, os estudantes começaram a produzir hortaliças, que serão consumidas por eles, professores e funcionários da escola. 

O escritório local da Emater-MG orientou professores e alunos no processo e, agora, continua prestando toda assistência para a produção dos alimentos. Na área serão produzidas diversas hortaliças, como alface, couve, berinjela e pimentão. Estudantes com idade a partir de 14 anos participam do projeto. 

Segundo a extensionista da Emater-MG, Marina Moreira, além das orientações técnicas, uma parte importante do trabalho envolve a educação nutricional. “Nessa parte, inicialmente, dei uma aula aos professores sobre alimentos ultraprocessados e eles trabalharam o tema com os alunos em sala de aula”, disse. 

A vice-diretora Karla Maria Lima Almeida ressaltou a importância do trabalho para a formação dos alunos: “É uma vivência que educa e desperta a vontade de cuidar da terra e se alimentar com qualidade. Trabalhamos diretamente com 80 alunos, que vão levar a semente do cuidado com a terra e alimentação saudável”. 

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Alexssander Pinto Lourdes, “as pessoas procuram bastante pelo atendimento da Emater. A demanda é bem grande. O trabalho da empresa é muito importante e com o aumento deste convênio, alcançamos ainda mais produtores e ampliamos as relações com a comunidade”.