No Dia da Escola, rede estadual de ensino ressalta a importância dos jovens como agente transformador do espaço

Projetos ligados à transformação do ambiente escolar mobilizam a comunidade escolar por meio do Prêmio Escola Transformação

15/03/2023
-
4 min de leitura

O Dia Mundial da Escola, comemorado nesta quarta-feira (15/3), é uma data para mostrar que esse é um importante espaço de transformação do mundo. Local para valorizar o protagonismo dos estudantes e desenvolver o indivíduo intelectualmente. A escola é, também, uma ligação entre estudantes e a sociedade. Muitas vezes, os próprios alunos têm a oportunidade de mudar a cara da escola tornando-a mais acolhedora, artística e chamativa aos olhos de quem passa. 

Assim, ocorreu com a Escola Estadual Vereador Joaquim Borges da Costa, de Careaçu, que pertence à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Pouso Alegre. A unidade se tornou um verdadeiro ponto turístico na pequena cidade. De tão lindas as imagens, escolhidas pelos estudantes e grafitadas por Dyego Andrey Reyes em toda a extensão do muro externo, não há quem resista a uma parada para foto. 

“O muro da frente, que antes era cinza, precisava de uma reforma. Os alunos participaram de todo o processo de escolha das artes e viram a mudança. Agora é outra história, outra visão. Estão se sentindo muito bem na escola e se sentem orgulhosos pela modificação. Eles enchem a boca para falar que participaram da criação”, conta o diretor da E.E. Vereador Joaquim Borges da Costa, Wallace de Cássio Pereira. 

O projeto teve a participação dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. A escola conta com três alunos surdos e entre graffites selecionados há o tema da inclusão. Para realizar esse projeto, a unidade contou com recursos do Prêmio Escola Transformação, conquistado nas edições de 2021 e 2022. 

Na Escola Estadual Waldemar Araújo, no Distrito de Contria, em Corinto, da SRE de Curvelo, os muros da unidade também chamam bastante atenção. O tema escolhido integrou o projeto “Aprendizagem Além dos Muros” que ganhou o Prêmio Escola Transformação de 2021 e 2022. Todos os desenhos foram feitos pelos estudantes e remetem à vida de Juscelino Kubitschek – de Diamantina à Brasília. 

“Chamamos um grafiteiro, o Cabelo, e ele realizou oficinas com os nossos estudantes. Os desenhos foram feitos em papel pelos alunos e contam a história da vida de Juscelino e também de Oscar Niemeyer. Além do trabalho de arte, fizemos excursões para Diamantina, Congonhas, Ouro Preto, Belo Horizonte e ainda iremos finalizar o projeto indo a Brasília com os estudantes”, conta a diretora da E.E. Waldemar Araujo, Aline Rosemarq de Souza Ferreira.

A escola oferta o ensino fundamental e o ensino médio, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Curso Técnico em Administração e tem cerca de 200 alunos. “Os estudantes adoraram integrar o projeto e essa valorização do ambiente escolar é muito importante. Eles cuidam da escola, sentem prazer por serem protagonistas neste espaço”, ressalta a diretora. 

Em todas as 47 regionais de ensino do Estado há mais de 500 escolas premiadas que puderam colocar em prática, por meio dos recursos financeiros do Prêmio Escola Transformação de 2021 e 2022, projetos ligados à horta escolar, grafites, espaço literário e cinema audiovisual. 

Prêmio Escola Transformação

Concedido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), o Prêmio Escola Transformação tem o objetivo de reconhecer publicamente as práticas e experiências exitosas das escolas estaduais no processo de melhoria da qualidade do ensino. Ele é direcionado às instituições de ensino público estadual que tiveram destaque positivo nos resultados de participação, desempenho e fluxo escolar no Ensino Fundamental e Ensino Médio. 

Participam do Prêmio escolas de ensino regular que possuem dez ou mais estudantes matriculados no 5º ano do ensino fundamental, no 9º ano do ensino fundamental ou no 3º ano do ensino médio (parcial e integral). Não participam as modalidades de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional, além das escolas exclusivas de Educação Especial.

Com repasse de recursos por meio de termo de compromisso, a execução dos valores é feita a partir da seleção de projetos — dentre os que constam no Portfólio de Projetos Pedagógicos, disponibilizado pela SEE, e com aprovação do Colegiado escolar — para a implementação de ações de melhoria, que estejam no limite dos recursos recebidos.