Na Zona da Mata mineira, secretário Igor de Alvarenga visita escolas e se reúne com gestores escolares
Os encontros fazem parte de um cronograma de agendas para fortalecimento de ações nas regionais
Dando sequência às agendas nas Superintendências Regionais de Ensino (SRE) de Minas Gerais, o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, esteve na zona da mata mineira, na última semana, visitando as SREs de Barbacena, Leopoldina e Ubá. As visitas, que ocorreram entre os dias 27 e 29 de setembro, fazem parte de um cronograma de ações para a articulação de atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) juntamente às regionais, no fortalecimento e enfrentamento de desafios diários junto à direção escolar, gestores regionais e órgão central.
Nessa agenda, o secretário se reuniu com gestores das unidades escolares das regionais para discutir ações nas SREs. No município de Barbacena, uma das instituições visitadas pelo secretário foi a Escola Estadual Embaixador José Bonifácio, que atende 294 estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). No EMTI, a modalidade profissional conta com quatro turmas do curso Técnico em Informática. Dentre vários investimentos e melhorias recebidas pela unidade de ensino, destaca-se a renovação do mobiliário de sala de aula, tendo sido contemplada com 235 carteiras para os alunos, além de conjuntos para professores; e ainda 24 novos computadores, em um investimento de R$ 111 mil pela SEE/MG.
O secretário também esteve em Leopoldina, onde 26 escolas da rede receberam recursos de manutenção predial utilizados para melhorias em suas infraestruturas. No município, o secretário Igor de Alvarenga visitou a centenária Escola Estadual Professor Botelho Reis. A unidade atende cerca de 1000 estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), Anos Finais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio regular, além do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), oferecido no turno da noite. A instituição é pioneira na oferta do EMTI na região e uma das escolas contempladas na 1° edição do Prêmio Escola Transformação 2022. Ela foi agraciada com menção honrosa na categoria Anos Finais e Ensino Médio.
Já em Ubá, além da reunião gerencial com diretores escolares, o secretário conheceu as dependências da Escola Estadual Padre Joãozinho. A unidade foi destaque no Prêmio Escola Transformação 2021 e faturou R$ 200 mil para o desenvolvimento de projetos pedagógicos. Os temas para os projetos escolhidos pela escola para aplicação do recurso foram Aprendizagem Além dos Muros, Concurso de Redação e Desenho, Oficina de HQ, além do Espaço Literário e Cultural. A Escola Estadual Raul Soares também recebeu a visita do secretário Igor de Alvarenga.