Na Zona da Mata mineira, secretário Igor de Alvarenga visita escolas e se reúne com gestores escolares

Os encontros fazem parte de um cronograma de agendas para fortalecimento de ações nas regionais

05/10/2022

Dando sequência às agendas nas Superintendências Regionais de Ensino (SRE) de Minas Gerais, o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, esteve na zona da mata mineira, na última semana, visitando as SREs de Barbacena, Leopoldina e Ubá. As visitas, que ocorreram entre os dias 27 e 29 de setembro, fazem parte de um cronograma de ações para a articulação de atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) juntamente às regionais, no fortalecimento e enfrentamento de desafios diários junto à direção escolar, gestores regionais e órgão central.

Nessa agenda, o secretário se reuniu com gestores das unidades escolares das regionais para discutir ações nas SREs. No município de Barbacena, uma das instituições visitadas pelo secretário foi a Escola Estadual Embaixador José Bonifácio, que atende 294 estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). No EMTI, a modalidade profissional conta com quatro turmas do curso Técnico em Informática. Dentre vários investimentos e melhorias recebidas pela unidade de ensino, destaca-se a renovação do mobiliário de sala de aula, tendo sido contemplada com 235 carteiras para os alunos, além de conjuntos para professores; e ainda 24 novos computadores, em um investimento de R$ 111 mil pela SEE/MG.

O secretário também esteve em Leopoldina, onde 26 escolas da rede receberam recursos de manutenção predial utilizados para melhorias em suas infraestruturas. No município, o secretário Igor de Alvarenga visitou a centenária Escola Estadual Professor Botelho Reis. A unidade atende cerca de 1000 estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), Anos Finais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio regular, além do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), oferecido no turno da noite. A instituição é pioneira na oferta do EMTI na região e uma das escolas contempladas na 1° edição do Prêmio Escola Transformação 2022. Ela foi agraciada com menção honrosa na categoria Anos Finais e Ensino Médio.

Já em Ubá, além da reunião gerencial com diretores escolares, o secretário conheceu as dependências da Escola Estadual Padre Joãozinho. A unidade foi destaque no Prêmio Escola Transformação 2021 e faturou R$ 200 mil para o desenvolvimento de projetos pedagógicos. Os temas para os projetos escolhidos pela escola para aplicação do recurso foram Aprendizagem Além dos Muros, Concurso de Redação e Desenho, Oficina de HQ, além do Espaço Literário e Cultural. A Escola Estadual Raul Soares também recebeu a visita do secretário Igor de Alvarenga.