Movimento Ecos 2022 premia os destaques do ano em ações educativas socioambientais

O objetivo da iniciativa, parceria da SEE/MG com a Dom Helder Escola de Direito e a EMGE, é promover a conscientização sobre a importância da sustentabilidade

02/12/2022
-
3 min de leitura

O Movimento Ecos, parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), a Dom Helder Escola de Direito e a Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE), encerrou as atividades deste ano e premiou os destaques de 2022 em cerimônia realizada no auditório da Dom Helder, no último sábado, 26 de novembro. Esta edição, que contou com 203 instituições de ensino credenciadas, contou com as seguintes ações: Certificação da Pegada Ambiental e desenvolvimento do projeto Socioambiental; Redige-Ecos, concurso de redação; e o Festival de Dança.

Com 73 equipes participantes, o 3° Festival de Dança do Movimento Ecos teve como tema a Dança de Rua. A Escola Estadual Maria de Lourdes de Oliveira foi a vencedora da categoria. Já o concurso Redige-Ecos 2022 recebeu mais de 10 mil redações, elaboradas por estudantes de 102 escolas e 296 estudantes finalistas. Foram premiados os 15 primeiros colocados.

Quanto à Certificação da Pegada Ambiental, esta edição teve 92 escolas inscritas, das quais três obtiveram os melhores desempenhos. O projeto socioambiental é desenvolvido pela própria equipe escolar, que, com base em indicadores, define um projeto para minimizar os impactos no uso, consumo e descarte de recursos ambientais da instituição. Os destaques premiados foram: EE General Carneiro, EE Guimarães Rosa e EE Getúlio Vargas.

A iniciativa é uma importante forma de trabalhar ações socioambientais no âmbito educacional, além de possibilitar que estudantes das instituições participantes concorram a bolsas de estudos. A edição de 2022 do Movimento Ecos foi lançada em maio e o tema foi “Ensino e Tecnologia para uma sociedade sustentável”.

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Izabella Cavalcante Martins, participou do evento e acompanhou as apresentações e premiações das escolas.

Movimento Ecos

O Movimento ECOS abrange escolas estaduais de ensino médio das SREs Metropolitanas A, B e C nos municípios de Belo Horizonte, Contagem, Ibirité, Ribeirão das Neves, Sabará e Vespasiano. Com parceria firmada desde 2017, a SEE e a Dom Helder têm planos de ampliar o Movimento Ecos para outras escolas estaduais da Região Metropolitana no novo ciclo de parceria 2023/2028. O objetivo geral do Movimento Ecos é promover processo de conscientização, com vistas a provocar a mudança comportamental em prol da sustentabilidade, através de ações para a redução do consumo de água, de energia e de geração de resíduos sólidos, dentre outras ações relevantes para a determinação da Pegada Ambiental nos estabelecimentos de ensino.