Medalhas do Prêmio Heley de Abreu são entregues a relevantes nomes da Educação mineira

Conselho Estadual de Educação (CEE) realizou solenidade na sexta-feira (25/11) e medalhas de honra foram entregues a cinco profissionais da Educação

28/11/2022
-
3 min de leitura

O Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG) homenageou profissionais que com suas vivências impactaram o ensino em Minas Gerais. Nesta 1ª edição do Prêmio Heley de Abreu, seis medalhas foram entregues na tarde de sexta-feira (25/11) em uma solenidade que ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado, em Belo Horizonte. Cinco medalhas foram entregues a indicados dos conselheiros do CEE e uma – a medalha de honra alusiva ao mérito – foi dada ao esposo da Professora Heley de Abreu Silva Batista, Luiz Carlos Batista, presente no evento.

A medalha de honra alusiva ao mérito foi entregue ao esposo de Heley de Abreu e ao filho, Breno Abreu Batista, que também participou da cerimônia. O presidente do Conselho Estadual de Educação, Felipe Michel Braga, e o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, fizeram a entrega. “É uma honra participar desta premiação. Para a minha família, para nós, é uma satisfação imensa ver esse reconhecimento por parte dos representantes da Educação, o carinho, o respeito, a dedicação para com o nome da minha esposa. Vejo como um exemplo que deve ser seguido por todos os educadores”, disse o viúvo de Heley, Luiz Carlos Batista.

Uma das professoras indicada pela plenária do CEE, Enilda Costa Fagundes, tem uma vida dedicada ao ensino público desde a educação primária como em serviço na Superintendência Regional de Ensino e na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Atualmente segue em exercício no Conselho Estadual de Educação, contribuindo com o aperfeiçoamento do sistema de ensino.

“Para mim foi uma grande surpresa e uma grande honra por merecer essa premiação que carrega o nome da professora Heley de Abreu, que foi uma verdadeira heroína, que, em função do magistério, dedicou a sua vida em salvar os seus alunos. Esse prêmio tem uma expressão enorme pelo exemplo que ela deixou, a dedicação, responsabilidade e respeito pelas crianças. O magistério é uma verdadeira vocação e ela doou a sua vida em salvar os seus alunos e isso não tem preço”, disse a professora Enilda.

Também estiveram presentes na cerimônia, a secretária adjunta de Estado de Educação, Geniana Faria; a diretora da Escola de Contas do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), Naila Garcia Mourthé; o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Professor Antônio Alvimar Souza; a reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Professora Lavínia Rosa Rodrigues; e a vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Professora Jussara Carvalho Guimarães.

A lista completa com os nomes de todos os profissionais homenageados e seu histórico na Educação pode ser acessada neste link.

Medalha leva nome de professora heroína

A premiação leva o nome da professora Heley de Abreu Silva Batista, que em um ato heróico impediu a morte de diversas crianças numa creche em Janaúba, no Norte de Minas, após um incêndio criminoso em 2017. A educadora, infelizmente, morreu tentando salvar as crianças na antiga Creche Gente Inocente, mas sua determinação e bravura ainda reverberam para toda a sociedade.