Mais de 300 diretores empossados em 2023 participam de formação para a implantação do Programa Jovem de Futuro

Programa tem o objetivo de fortalecer as competências de gestão escolar e educacional

24/05/2023

Com o objetivo de fortalecer as competências de gestão escolar e educacional, em busca da melhoria da qualidade do ensino e a diminuição da evasão escolar, a Secretaria de Educação (SEE/MG), em parceria com o Instituto Unibanco, promove a capacitação dos novos diretores, empossados no início deste ano, das escolas que implementam a estratégia Jovem de Futuro. O primeiro grupo de formações começou na nesta terça (23/5) e irá até esta quinta-feira (25/5). Os encontros acontecem simultaneamente nas cidades de Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Montes Claros e Uberlândia.

O Jovem de Futuro auxilia a gestão escolar a fim de garantir a aprendizagem dos estudantes com equidade e excelência, ressaltando a importância da liderança pedagógica na condução dos processos escolares.

Ao longo da formação, os gestores escolares são convidados a conhecerem os conceitos do Circuito de Gestão Mineiro, ciclo ao longo do qual a escola planeja, executa, avalia e corrige as ações necessárias à aprendizagem envolvendo toda a comunidade escolar. Assim, o gestor irá refletir sobre suas práticas cotidianas, compartilhar experiências e aprender com seus pares em atividades que mesclam estudo, reflexão e simulações baseadas em situações comuns do cotidiano escolar.

Mais de 300 novos diretores de escolas estaduais mineiras do Jovem de Futuro estão participando desse Circuito de Gestão,  metodologia implementada no programa Jovem de Futuro, na rede estadual de educação, que está sendo ministrado para as seguintes Superintendências Regionais de Ensino (SREs): Caratinga, Coronel Fabriciano, Guanhães e Nova Era, em Coronel Fabriciano; Governador Valadares e Teófilo Otoni, em Governador Valadares; Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros e Pirapora, em Montes Claros; Ituiutaba, Monte Carmelo, Uberlândia, Uberaba e Patos de Minas, em Uberlândia. A metodologia utilizada prevê o protagonismo dos gestores escolares, com momentos dedicados à troca entre pares e exercícios que apoiarão na apropriação dos conceitos.

Antenor José de Souza Neto, gestor da Escola Estadual de Ponte Firme, em Presidente Olegário — pertencente à SRE Patos de Minas — destaca a importância dessa formação para o cotidiano da gestão escolar. “A formação oferece ferramentas para auxiliar no enfrentamento dos desafios cotidianos. As reflexões nos mostram que, muitas vezes, já possuímos algumas ferramentas e o Jovem de Futuro vem para nos ensinar a utilizá-las.”, afirma.

O planejamento dinâmico como forma de orientar as ações escolares é um dos pontos que Denise de Sales Cordeiro, dirigente da Escola Estadual Antônio Luis Bastos, em Uberlândia, ressalta. “Os conteúdos abordados estão sendo de grande relevância, sobretudo na questão do planejamento. Estamos sendo orientados a ter um olhar mais atento às evidências para planejar as ações na escola e ter a consciência de que o planejamento não é estático, mas, sim, dinâmico.”, pontua  Denise.

Para Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, a formação é fundamental para uma boa implementação do Circuito de Gestão. “A partir do encontro, os gestores recém-empossados poderão aprofundar seus conhecimentos e compreender melhor o funcionamento de cada etapa do circuito, além de discutir conceitos como ‘juventudes’ e ‘clima e convivência escolar’, alinhados aos objetivos da rede estadual de educação. Essas ações são fundamentais para que possamos avançar ainda mais na melhoria da educação pública mineira, com qualidade e equidade para todas e todos os estudantes”, explica.

Jovem de Futuro

O Jovem de Futuro é uma tecnologia educacional, certificada pelo MEC,  implementada em parceria com secretarias estaduais de educação de diferentes regiões do Brasil. O programa tem como base a premissa de que a gestão é condição essencial para a garantia do direito a uma educação pública de qualidade para todas e todos.

A parceria com a SEE/MG acontece desde 2019. O acordo de cooperação tem por fim possibilitar a implementação e o desenvolvimento pelo Estado da Estratégia de Gestão para o Avanço Contínuo, para ampliar capacidades e competências institucionais, coletivas e individuais no campo da gestão escolar e educacional para melhorar a qualidade do Ensino Médio Regular nas escolas públicas do Estado de Minas Gerais. Também tem o objetivo de contribuir para o resultado a ser alcançado pelo Estado na diminuição dos índices de evasão escolar, por meio de apoio técnico pedagógico às unidades escolares, às unidades regionais e à unidade central, observando os princípios constantes da Constituição da República e das leis específicas.